Numa cerimónia que decorreu ao final desta tarde no Ministério do Mar, em Lisboa, a ministra Ana Paula Vitorino oficializou o contrato que vai permitir construir esta infraestrutura portuária, que terá um financiamento comunitário de cerca de 14,8 milhões de euros..A intervenção irá incidir nos canais da Barra e Norte, alargando-os e permitindo, assim, o acesso ao Porto de Setúbal de "navios maiores e mais modernos", melhorando, igualmente, a navegabilidade e a segurança da navegação.."Esta nova configuração do Porto de Setúbal vai permitir aumentar a segurança e eficiência do transporte e garantir a competitividade do tecido empresarial ao potenciar a captação de mais tráfego", explicou, durante a sua intervenção, a presidente do conselho de administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira..A responsável ressalvou que esta intervenção teve em atenção os impactos no ecossistema do Sado, nomeadamente nos golfinhos roazes, assegurando que "o impacto será mínimo".."Este é o período indicado para proceder a esta obra sem prejudicar o habitat das espécies do Sado", apontou..Por seu turno, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou a importância desta obra, sublinhando que "mais do que o valor envolvido importa realçar os benefícios que terá para o sistema portuário e para a região".."É uma obra que vai marcar a diferença. Vai aumentar a competitividade do Porto de Setúbal e tornar as cadeias logísticas mais competitivas e com menos custos", apontou..Segundo Ana Paula Vitorino, ao melhorar a oferta portuária do Porto de Setúbal, permitindo que ali atraquem navios de maior dimensão, será possível ambicionar competir com outros portos portugueses e torná-lo um dos portos preferenciais das regiões espanholas da Estremadura e da Andaluzia..O governo perspetiva que esta obra irá permitir aumentar em 60% a carga total do Porto de Setúbal e 181% a carga contentorizada..Esta obra tem um prazo de execução de 180 dias.