Notre-Dame: Catedral será reconstruída, promete Presidente francês

Paris, 15 abr 2019 (Lusa) -- O Presidente francês, Emmanuel Mácron, prometeu esta noite que a catedral de Notre-Dame, devastada por um incêndio, será reconstruída, e disse que "o pior foi evitado".
Publicado a
Atualizado a

"O pior foi evitado, mesmo se a batalha não está ainda totalmente ganha", afirmou o Presidente, emocionado, nas imediações da catedral, onde os bombeiros continuam a lutar contra as chamas.

Mácron disse ainda que "as próximas horas serão difíceis".

"As próximas horas serão difíceis, mas graças à sua coragem [dos bombeiros] a fachada e as duas torres principais não caíram", adiantou o Presidente numa declaração aos jornalistas.

Mácron referiu-se aos bombeiros afirmando: "Mais de 500 deles lutam há horas e continuam ali. Fazem-no com uma coragem extrema e um grande profissionalismo".

Depois de agradecer também à autarca de Paris, Anne Hidalgo, e aos serviços do Estado em geral, o chefe de Estado garantiu, de forma solene, que Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de todos.

"A partir de amanhã [terça-feira] poremos em marcha uma subscrição nacional e além das fronteiras de França. E pediremos o apoio dos maiores talentos", assegurou.

"Notre-Dame é a nossa História, a nossa literatura... É o epicentro das nossas vidas, o padrão de onde partem as nossas distâncias", acrescentou Emmanuel Mácron junto da catedral.

Um incêndio na catedral de Notre-Dame de Paris começou cerca das 18:50 locais (17:50 em Portugal).

Mais de quatro horas depois, o comandante dos bombeiros sapadores de Paris, general Jean-Claude Gallet, anunciou que a estrutura da catedral estava "salva e preservada na sua globalidade", mas prosseguia o combate às chamas.

Os bombeiros disseram que o incêndio terá começado no sótão da catedral e admitiram que possa estar relacionado com trabalhos de reabilitação do edifício.

O pináculo de Notre-Dame desmoronou-se cerca de uma hora depois de o incêndio ter deflagrado.

Chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, enviaram mensagens de pesar e de solidariedade às autoridades francesas, bem como o Vaticano e a Organização das Nações Unidas (ONU).

A catedral de Notre-Dame foi edificada em 1163 e iniciou a função religiosa em 1182, embora os trabalhos de construção tenham prosseguido até 1345.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt