19 março 2018 às 06h02

Moçambique lança hoje campanha contra infeção que pode provocar cegueira

As autoridades sanitárias do centro de Moçambique vão lançar hoje uma campanha de tratamento de tracoma, doença que pode provocar a cegueira.

Lusa

A campanha vai abranger seis distritos da província da Zambézia onde se regista uma alta incidência de tracoma, afetando cerca de um milhão de pessoas.

Até sexta-feira, várias equipas vão percorrer os distrito de Chinde, Inhassunge, Luabo, Derre, Mopeia e Morrumbala para administrar antibióticos destinados a eliminar a infeção.

A doença é causada por uma bactéria e o contágio acontece através do contacto entre olhos e mãos contaminadas, estando associado a más condições de higiene.

Nos seis distritos onde vai decorrer a campanha, a prevalência de Tracoma ronda os 5%, cenário em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o tratamento com antibióticos em massa, tal como vai acontecer.

A campanha tem como meta uma cobertura de 100% dos doentes e prevê abranger todas as idades.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o tratamento contra a doença está orçado em 6.821.534 meticais (cerca de 89 mil euros) desembolsados pelos parceiros do setor.

Tópicos: internacional