Literatura e Viajantes voltam a Óbidos para quatro dias de festival

Óbidos, Leiria, 06 mai 2019 (Lusa) 2019 - A terceira edição do Festival Latitudes -- Literatura e Viajantes propõe quatro dias de viagens escritas, faladas e ilustradas nas mais de duas dezenas de atividades que vão decorrer em Óbidos entre 16 e 19 de maio.

O festival vocacionado para a literatura de viagens aposta este ano em "atividades direcionadas para vários públicos", divulgou hoje a organização, a Óbidos Vila Literária, sublinhando o reforço da "oferta para a comunidade escolar" e das propostas para famílias, entre as quais "oficinas musicais, leituras animadas e visitas guiadas".

O programa arranca na quinta-feira (dia 16) com um conjunto de iniciativas em que se destaca a conferência de abertura, proferida pelo capitão-de-fragata do Navio Escola Sagres António Maurício Camilo, que abordará a sua experiência ao comando da embarcação.

No primeiro dia do evento serão também inauguradas três exposições que ficarão patentes até ao final do festival que levará a Óbidos oficinas, debates e 'masterclasses', com destaque para a orientada por Maria Alexandre Lousada, no dia 18, versando sobre "Literaturas de Viagem - Viajantes, turistas e leitores".

No mesmo dia, Catarina Leonardo (Wandering Life), Susana Ribeiro (Viaje Comigo) e Diana Guerra (Contramapa) dinamizam uma sessão dedicada aos aos "blogs de viagens, contando histórias por meios digitais".

No último dia, a organização destaca uma mesa de autores subordinada à temática "Viagem ao Desconhecido", com os escritores Paulo Moura e Maria João Castro, entre uma vasta gama de atividades que culmina com uma conferência ligada ao espaço.

O astrofísico Alberto Negrão irá debruçar-se sobre a exploração espacial, num momento em que se celebra o 50.º aniversário da primeira viagem do Homem à Lua, uma iniciativa que tem o apoio do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Concertos e apresentação de filmes completam o programa do evento, num total de 24 atividades, todas de entrada gratuita.

O Festival Latitudes teve a primeira edição em 2017 e engloba a programação de Óbidos Cidade Criativa da Literatura.

Exclusivos