Leiria participa em projeto para capacitar adolescentes contra a obesidade

O Município de Leiria vai participar no projeto "TeenPower: e-Capacitar os Adolescentes para a Obesidade", que é liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria em parceria com os Politécnicos de Castelo Branco e Santarém.

De acordo com o documento que foi dado a conhecer na última reunião de executivo, o Município de Leiria informa que o projeto iniciou-se no dia 24 e que decorre até 22 de fevereiro de 2019.

Trata-se de um projeto transdisciplinar de "investigação-ação baseada na prática", que prevê o desenvolvimento de intervenções inovadoras de promoção de comportamentos saudáveis.

Esta foi uma necessidade territorial "identificada e discutida" com os profissionais de saúde e comunidade escolar, que detetaram a falta de "uma estratégia integrada, criativa e dinâmica de prevenção da obesidade e promoção de comportamentos salutogénicos nos adolescentes".

"Atendendo à experiência da equipa de investigação no desenvolvimento de produtos inovadores e soluções tecnológicas aplicadas aos cuidados de saúde, esta necessidade foi assumida como uma oportunidade de trabalhar em rede e aproveitar sinergias entre parceiros da região", refere o documento aprovado pela autarquia.

Os politécnicos de Leiria, Santarém e Castelo Branco serão copromotores deste projeto, com a participação do Município de Leiria, e está prevista a parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, "parceiros fundamentais tanto na fase de desenvolvimento como na implementação do programa de intervenção".

O projeto inclui a realização de três estudos complementares: análise dos determinantes da saúde dos adolescentes, avaliação da usabilidade do programa de intervenção TeenPower, implementação e avaliação da adesão ao programa TeenPower.

O objetivo principal do projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de promoção de comportamentos saudáveis e prevenção de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso.

O Município de Leiria refere ainda que o projeto visa o 'empowerment' cognitivo-comportamental dos adolescentes, através do contacto aumentado e interativo entre adolescente e equipa de saúde multidisciplinar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?