Leiria participa em projeto para capacitar adolescentes contra a obesidade

O Município de Leiria vai participar no projeto "TeenPower: e-Capacitar os Adolescentes para a Obesidade", que é liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria em parceria com os Politécnicos de Castelo Branco e Santarém.

De acordo com o documento que foi dado a conhecer na última reunião de executivo, o Município de Leiria informa que o projeto iniciou-se no dia 24 e que decorre até 22 de fevereiro de 2019.

Trata-se de um projeto transdisciplinar de "investigação-ação baseada na prática", que prevê o desenvolvimento de intervenções inovadoras de promoção de comportamentos saudáveis.

Esta foi uma necessidade territorial "identificada e discutida" com os profissionais de saúde e comunidade escolar, que detetaram a falta de "uma estratégia integrada, criativa e dinâmica de prevenção da obesidade e promoção de comportamentos salutogénicos nos adolescentes".

"Atendendo à experiência da equipa de investigação no desenvolvimento de produtos inovadores e soluções tecnológicas aplicadas aos cuidados de saúde, esta necessidade foi assumida como uma oportunidade de trabalhar em rede e aproveitar sinergias entre parceiros da região", refere o documento aprovado pela autarquia.

Os politécnicos de Leiria, Santarém e Castelo Branco serão copromotores deste projeto, com a participação do Município de Leiria, e está prevista a parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, "parceiros fundamentais tanto na fase de desenvolvimento como na implementação do programa de intervenção".

O projeto inclui a realização de três estudos complementares: análise dos determinantes da saúde dos adolescentes, avaliação da usabilidade do programa de intervenção TeenPower, implementação e avaliação da adesão ao programa TeenPower.

O objetivo principal do projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de promoção de comportamentos saudáveis e prevenção de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso.

O Município de Leiria refere ainda que o projeto visa o 'empowerment' cognitivo-comportamental dos adolescentes, através do contacto aumentado e interativo entre adolescente e equipa de saúde multidisciplinar.

Ler mais

Exclusivos

Adolfo Mesquita Nunes

Premium Derrotar Le Pen

Marine Le Pen não cativou mais de dez milhões de franceses, nem alguns milhões mais pela Europa fora, por ter sido estrela de conferências ou por ser visita das elites intelectuais, sociais ou económicas. Pelo contrário, Le Pen seduz milhões de pessoas por ter sido excluída desse mundo: é nesse pressuposto, com essa medalha, que consegue chegar a todos aqueles que, na sequência de uma crise internacional e na vertigem de uma nova economia digital, se sentem excluídos, a ficar para trás, sem oportunidades.

João Taborda da Gama

Premium Temos tempo

Achamos que temos tempo mas tempo é a única coisa que não temos. E o tempo muda a relação que temos com o tempo. Começamos por não querer dormir, passamos a só querer dormir, e por fim a não conseguir dormir ou simplesmente a não dormir, antes de passarmos o resto do tempo a dormir, a dormir com os peixes. A última fase pode conjugar noites claras e tardes escuras, longas sestas de dia com um dormitar de noite. Disse-me um dia o meu barbeiro que os velhotes passam a noite acordados para não morrerem de noite, e se ele disse é porque é.