29 novembro 2017 às 10h11

Incêndios: Associação Amigos da Serra da Estrela promove campanha de reflorestação

A Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE), com sede em Manteigas, no distrito da Guarda, anunciou hoje que iniciou uma campanha de reflorestação das áreas ardidas na Serra da Estrela, denominada "Estrela Verde".

Lusa

"A severidade dos últimos incêndios, agravada pela seca que está a causar enormes prejuízos ao país, confirma as preocupações que já tínhamos manifestado em 2005 e vem reforçar a necessidade de redobrar esforços no sentido de intensificar a plantação de árvores na Serra da Estrela", justifica a direção da ASE em nota hoje enviada à agência Lusa.

Segundo a fonte, o projeto "Estrela Verde" surge no seguimento da campanha "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela", realizada anteriormente, que teve a participação e a colaboração da Força Aérea Portuguesa no transporte, por helicóptero, das plantas para zonas de acesso difícil, onde "milhares de voluntários procederam ao plantio".

A ASE lança agora um novo apelo aos cidadãos com o projeto "Estrela Verde", que é "essencialmente dirigido às famílias, pelo impacto que pode ter junto das crianças".

A associação explica que o processo de participação é "simples". Os participantes adquirem pelo valor de 15 euros um 'kit' composto por 15 sementes (bolotas) de carvalho negral (Quercus pirenaica), 15 discos (turfa composta) e uma cuvete.

O 'kit' será enviado para a morada indicada e "são as famílias que tratam de todo o processo seguindo as regras" que o acompanham, explica.

"Logo que se dê a germinação das bolotas, as plantas podem ser enterradas na Serra da Estrela, pelos seus cuidadores ou pela ASE, se assim o quiserem, nos locais que a nossa associação considera mais importantes do ponto de vista ecológico", é indicado.

A nova campanha de reflorestação da Serra da Estrela desenvolve-se até 2018, podendo evoluir para outros anos de acordo com as necessidades que vierem a verificar-se por causa dos fogos florestais, segundo a entidade promotora.

A iniciativa tem várias fases, começando com a recolha das sementes, seleção e conservação, a sementeira em cuvetes, a expedição das cuvetes para os interessados, a definição das áreas de plantação, a promoção de datas para a plantação e a avaliação das áreas de plantação.

O projeto "Estrela Verde" tem o alto patrocínio do Presidente da República e os apoios das Câmaras Municipais de Manteigas e da Covilhã, entre outras entidades.

A ASE é uma associação cívica, sem fins lucrativos, que foi fundada em Manteigas, em 22 de fevereiro de 1982.

A coletividade foi constituída para defender a Serra da Estrela de todo o tipo de atentados e interesses que não tenham em consideração, a preservação dos seus valores naturais, patrimoniais e culturais, a sustentabilidade dos seus recursos por forma a garantir às gerações futuras a plenitude da sua biodiversidade.

Tópicos: nacional