Hospital de Santo Tirso poderá ter "boas respostas" até final da legislatura

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo, admitiu hoje que a estrutura do hospital de Santo Tirso é "antiga", mas disse ter expectativa de "até ao final da legislatura ter boas respostas em relação a esta unidade".
Publicado a
Atualizado a

"Temos acompanhado. É verdade que a estrutura é antiga e estamos a trabalhar com a Câmara para encontrar alternativas e formas para melhorar as condições. É um trabalho em contínuo. Espero que até ao final da legislatura tenhamos boas respostas em relação a esta unidade", disse Fernando Araújo.

O responsável reagia assim ao presidente da concelhia do PS de Santo Tirso, também presidente da Câmara local, Joaquim Couto, que hoje, em conferência de imprensa, exigiu que a verba para as obras no hospital integre o próximo Orçamento do Estado (OE), permitindo em 2019 o seu arranque.

Questionado sobre esta matéria, à margem da inauguração do novo centro de saúde de Vila de Andorinho, concelho de Vila Nova de Gaia, o secretário de Estado garantiu que o tema "está a ser trabalhado".

"A verba está a ser discutida dentro do Governo e dentro da discussão sobre prioridades para 2019", acrescentou.

Hoje o PS de Santo Tirso considerou "inaceitável que as verbas do investimento continuem bloqueadas na Secretaria de Estado do Tesouro", demora que, a manter-se, fará com que a unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) "passe a disponibilizar apenas o mínimo dos mínimos" dos serviços que presta, disse o líder da concelhia.

Afirmando querer mostrar estarem ao lado da população nesta reivindicação, Joaquim Couto, que esteve acompanhado na iniciativa pelo presidente da Federação Distrital do PS do Porto, Manuel Pizarro, e pelos deputados no parlamento Tiago Barbosa Ribeiro, Hugo Carvalho e João Torres, quer que o Governo perceba a "situação de algum dramatismo" que se vive no hospital.

A Lusa tentou obter uma reação do Ministério das Finanças, mas até ao momento não foi possível.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt