FRASES: Clima: Principais frases da ativista sueca Greta Thunberg

Redação, 22 mai 2019 (Lusa) - Seleção de frases da ativista sueca Greta Thunberg, 16 anos, que em agosto de 2018 iniciou uma greve às aulas todas as sextas-feiras, contra o que considera a inação dos líderes mundiais em relação às alterações climáticas.
Publicado a
Atualizado a

O protesto de Greta Thunberg replicou-se desde então por todo o mundo, incluindo manifestações expressivas em centenas de cidades, incluindo em Portugal, e a mensagem da ativista já chegou a palcos como a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP24) em Katowice, na Polónia, o Fórum Económico Mundial de Davos, o Parlamento Europeu, o parlamento britânico ou o Senado italiano.

Para sexta-feira estão programadas mais manifestações estudantis em todo o mundo.

"No futuro, vamos olhar para trás e vamos rir-nos deles ou odiá-los".

À margem da COP24, comentando ausência de líderes como o Presidente norte-americano, Donald Trump, ou a chanceler alemã, Angela Merkel.

03-12-2018

"Nós não viemos aqui implorar aos líderes mundiais que se preocupem. Vocês ignoraram-nos no passado e vão ignorar-nos novamente. Ficámos sem desculpas e estamos a ficar sem tempo. Nós viemos aqui para que saibam que a mudança está a chegar, quer gostem ou não. O poder real pertence ao povo.

Discurso na COP24

14-12-2018

"Vocês só falam de crescimento económico verde e eterno porque têm demasiado medo de serem impopulares. Vocês só falam em avançar com as mesmas más ideias que nos meteram nesta confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é puxar o travão de emergência".

Discurso na COP24

14-12-2018

"Vocês não têm maturidade suficiente para dizer as coisas sem rodeios. Até esse fardo que deixam para nós, crianças. Mas eu não me importo se sou popular. Eu preocupo-me com a justiça climática e com o planeta vivo".

Discurso na COP24

14-12-2018

"Algumas pessoas, algumas empresas e alguns políticos em particular sabem muito bem que valores inestimáveis sacrificaram para ganhar dinheiro inimaginável".

Mensagem vídeo antes do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça

23-01-2019

"Eu acho que é absurdo que as pessoas que discutem aqui, em particular alterações climáticas, cheguem num jato particular".

À chegada a Davos, após 32 horas de comboio para poupar a pegada ecológica

23-01-2019

"Os jovens precisam perceber que o seu futuro está em perigo e que precisam fazer alguma coisa, ficar com raiva e transformar essa raiva em ação"

À chegada a Davos

23-01-2019

"Estou aqui para dizer que a nossa casa está em chamas. De acordo com o IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas], estamos a menos de 12 anos de podermos desfazer os nossos erros".

Discurso em Davos

25-01-2019

"Em lugares como Davos, as pessoas gostam de contar histórias de sucesso, mas o seu sucesso financeiro vem com um preço impensável. E nas alterações climáticas, temos de reconhecer que fracassámos. Todos os movimentos políticos na sua forma atual o fizeram. E os media não conseguiram criar uma ampla consciencialização pública. Mas o 'Homo sapiens' ainda não fracassou'".

Discurso em Davos

25-01-2019

"Os adultos continuam a dizer que devem aos jovens a esperança. Mas eu não quero a sua esperança, eu não quero que vocês tenham esperança. Eu quero que vocês entrem em pânico, eu quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E então eu quero que vocês atuem, quero que vocês atuem como se estivessem numa crise".

Discurso em Davos

25-01-2019

"A primeira-ministra [britânica, Theresa May] diz que os estudantes que estão em greve estão a perder tempo escolar. É certamente o caso, mas as políticas, pela sua falta de ação, perderam 30 anos, o que é um pouco pior".

Mensagem no Twitter

15-02-2019

"Nós estamos em greve às aulas porque fizemos os trabalhos de casa".

Sessão plenária do Conselho Económico e Social Europeu

21-02-2019

"Se a União Europeia quiser fazer a sua contribuição justa para ficar abaixo do limite dos dois graus [de aumento na temperatura em comparação aos níveis pré-industriais], isso significa uma redução (de emissões de gases com efeito de estufa) de pelo menos 80% até 2030. O dobro da ambição da proposta atual".

Sessão plenária do Conselho Económico e Social Europeu

21-02-2019

"As pessoas dizem que têm esperança de que os jovens vão salvar o mundo, mas não vamos fazê-lo. Simplesmente não há tempo suficiente para esperar que cresçamos e assumamos o controlo".

Sessão plenária do Conselho Económico e Social Europeu

21-02-2019

"Vamos continuar com as greves até que os adultos façam alguma coisa, eles é que não fizeram os trabalhos de casa. Vamos continuar a protestar até que algo mude".

Manifestação em Hamburgo, Alemanha

01-03-2019

"É obviamente uma honra e muito bom ser proposta para um prémio tão grande (...) É incrível e um pouco estranho".

Reação à proposta de nomeação para Nobel da Paz

14-3-2019

"Este movimento tinha de acontecer, nós não temos escolhas. A maior parte dos grevistas que estão mobilizados ainda não podem votar. Imaginem o que isso significa. Apesar da crise climática, apesar de conhecermos os factos, não temos possibilidade de falar sobre as alterações climáticas com aqueles que têm poder de decisão".

Manifesto para a greve climática estudantil em centenas de cidades de todo o mundo

15 de março

"Tudo".

Resposta à questão sobre o que deviam os políticos fazer para reduzir emissões poluentes.

15-3-2019

"As gerações adultas falharam-nos na maior crise que enfrenta a humanidade".

Manifestação em Berlim

29-03-2019

"Devemos entrar em pânico - e, em pânico, não estou a falar de gritar de pânico, quero dizer sair de nossas zonas de conforto, porque quando se está em crise, muda-se o comportamento".

Manifestação em Berlim

29-3-2019

"Ontem o mundo viu com desespero e tristeza como [a catedral de] Notre Dame ardeu. Alguns prédios são mais do que simples prédios, mas Notre Dame será reconstruída porque as suas fundações são fortes. Gostaria que as nossas fundações fossem ainda mais fortes, mas receio que não".

Discurso no Parlamento Europeu

16-4-2019

"A erosão dos solos férteis e a desflorestação das nossas florestas primitivas, a poluição, a morte de insetos ou a eutrofização dos nossos oceanos são desastres que estão a ser acelerados pelo nosso modo de vida e temos a impressão de que temos o direito de continuar".

Discurso no Parlamento Europeu

16-4-2019

"Se as vossas casas estivessem em chamas, não diriam que estavam com a situação sob controlo e deixariam as condições de vida do futuro de todas as espécies nas mãos de invenções que ainda não foram inventadas. Não perderiam tempo a discutir impostos ou o 'brexit'. Deixariam as vossas diferenças de lado e começariam a cooperar".

Discurso no Parlamento Europeu

16-4-2019

"Sou apenas uma rapariga de 16 anos da Suécia, não me escutem se não quiserem, mas oiçam os cientistas e os milhões de jovens em greve. Rogo-vos que não nos dececionem nisso.

Discurso no Parlamento Europeu

16-4-2019

"Encontrei-me com o Papa Francisco hoje, agradeci-lhe porque ele fala claramente sobre as alterações climáticas e ele me disse-me para continuar".

Mensagem no Facebook após um encontro com o Papa no Vaticano

17-2-2019

"Quando viajo pelo mundo, com frequência encontro pessoas importantes que me felicitam e, francamente, para mim é estranho porque não sei por que se congratulam".

Discurso no Senado italiano

18-04-2019

"Não queremos sacrificar a nossa educação, adolescência e infância para que nos digam o que está nas vossas mãos. Manifestamo-nos não para que vocês tirem 'selfies' comigo, mas para que ajam".

Discurso no Senado italiano

18-04-2019

"Este suposto desinteresse da classe política é igual em todos os países (...) A diferença é que alguns países falam mais do que outros, mas a verdade é que não existem modelos que sirvam de exemplo".

Discurso no Senado italiano

18-04-2019

"Temos de nos preparar para lutar por muito tempo. Semanas ou meses não serão suficientes, serão precisos anos".

Manifestação em Roma

19-4-2019

"Há muitas coisas a que eu quero dedicar-me quando crescer, a política parece muito interessante e é uma maneira de fazer a diferença, além disto [ações de protesto]. Mas eu insisto: quando tiver idade suficiente para me tornar política, vai ser tarde demais".

Manifestação em Roma

19-4-2019

"O nosso futuro foi roubado sempre que vocês disseram que 'o céu é o limite' ou que 'só vivemos uma vez'".

Discurso no parlamento britânico

23-4-2019

"Senti que não havia sentido em ir à escola se não houvesse futuro".

Entrevista à revista Time, que traz a ativista na capa

16-05-2019

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt