FCT cria prémios para trabalhos de investigação relacionados com o 'arquivo.pt'

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançou um concurso para trabalhos de investigação sobre o repositório de páginas web criadas em Portugal 'arquivo.pt', disse à Lusa o gestor do arquivo, Daniel Gomes.

O concurso, que prevê um prémio de 10.000 euros para o vencedor, 3.000 euros para o segundo classificado e de 2.000 euros para o terceiro projecto selecionado, tem candidaturas abertas até 04 de maio, pretende estimular trabalhos, em formato escrito ou multimédia, que utilizem a informação preservada pelo 'arquivo.pt'.

"A FCT pretende que as pessoas percebam que o 'arquivo.pt' detém informação com utilidade para qualquer pessoa, independentemente da sua área de trabalho", disse Daniel Gomes.

O 'arquivo.pt' é uma plataforma online, de acesso livre, de preservação de "primeiras edições" de páginas web criadas desde 1996 que reúne cerca de dois milhões de ficheiros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Benfica

Benfica. Os jogadores com mercado, a garantia de Vieira e a folga financeira

A época terminou, o Benfica conquistou o 37.º título da sua história e em breve vão começar as movimentações do mercado. João Félix é o jogador mais cobiçado, mas há também Rúben Dias, Grimaldo e outros. Se prevalecer a palavra de Vieira, nenhum dos miúdos formados em casa sairá por menos da cláusula de rescisão. Será mesmo assim?