Comissão Europeia anuncia hoje vencedores dos prémios RegioStars

A Comissão Europeia anuncia hoje os vencedores dos prémios RegioStars, um galardão que distingue iniciativas apoiadas por fundos europeus, tendo Portugal quatro finalistas e mais um projeto liderado por uma instituição nacional.

Ao todo, há 21 finalistas, sendo Portugal o país mais representado, contando com dois projetos do Norte, dois do Centro e ainda um projeto internacional liderado pelo Instituto Superior Técnico, de Lisboa.

O RegioStars 2018 é um galardão em que a Comissão Europeia distingue projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional, apoiados por fundos europeus. Os vencedores são conhecidos hoje, entre as 19:00 e as 22:30, em Bruxelas, Bélgica, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

Os prémios são divididos em cinco categorias: apoio à transição industrial; investimento no património cultural; melhor acesso a serviços públicos; alcançar sustentabilidade através de baixas emissões de carbono; responder aos desafios das migrações.

O i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e o Centro de Negócios e Serviços Partilhados do Fundão concorrem na categoria de apoio à transição industrial inteligente, o projeto na área de melhor acesso a serviços públicos e a requalificação do lugar da Vista Alegre na categoria de investimento no património cultural.

Para além destes quatro finalistas, Portugal está ainda representado no projeto internacional ClimACT, um consórcio de nove instituições europeias liderado pelo Instituto Superior Técnico.

O Norte de Portugal já conseguiu o galardão para a região em 2015 com o projeto Eurocidade Chaves e Verín, em 2014 com o projeto Art on Chairs (Paredes) e em 2013 com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). A região Centro venceu o prémio em 2016 com o Campus de Inovação de Oliveira do Hospital.

Durante a cerimónia, será ainda entregue o prémio Escolha Pública ao projeto que obteve mais votos por parte do público em geral.

Exclusivos