COMENTÁRIO: Leixões repete triunfo de 2016/17 e elimina Tondela após prolongamento
Pedro Nuno, com um remate de fora da área, abriu o marcador para os visitantes, aos 14 minutos, antes de Murilo ampliar no segundo minuto da segunda parte. Logo depois, o tondelense Ricardo Costa foi expulso por acumulação de cartões, tendo os anfitriões aproveitado para igualar, com golos de Breitner, aos 70, e de Kukula, aos 84.
Bruno Lamas, aos 95, decidiu a eliminatória, antes de o Tondela ficar reduzido a nove jogadores por lesão de Joca.
Somando por vitórias os seis jogos disputados em casa esta época, o Leixões entrou forte, mas viu-se surpreendido, quando Pedro Nuno (14) apareceu sem marcação e marcou após canto cobrado por Murilo.
Explorando a ansiedade dos locais, o Tondela controlou o jogo e podia ter marcado em diversas ocasições, mas o Leixões também dispôs da sua oportunidade para empatar, aos 44, quando Stephen, de fora da área, fez a bola passar sobre a barra.
A segunda parte começou animada, com o Tondela a fazer o 2-0 por Murilo (47), assistido da linha de fundo por Tomané, mas, aos 53, sofreram uma grande contrariedade, quando Ricardo Costa foi expulso por acumulação de cartões.
O Leixões cresceu no jogo e, depois de boas oportunidades de Belly (58) e Derick (61), reduziu por Breitner, aos 70, na conversão de um livre direto.
A pressão dos locais valeu o empate aos 84 minutos, quando Kukula, assistido por Breitner, fez o golo, acabando Bruno Lamas, no prolongamento (95), por completar a reviravolta, com um remate de fora da área e sentenciar a eliminatória.
Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Tondela, 3-2 (após prolongamento).
Ao intervalo: 0-1.
No final do tempo regulamentar: 2-2.
No final da primeira parte do prolongamento: 3-2.
Marcadores:
0-1, Pedro Nuno, 14 minutos
0-2, Murilo, 47.
1-2, Breitner, 70.
2-2, Kukula, 84.
3-2, Bruno Lamas, 95.
Equipas:
- Leixões: Jet, Jorge Silva, Wei, Ricardo Alves (Youssouf, 73), Belly (Okitokandjo, 61), Stephen, Saná (Breitner, 51), Bruno Lamas, Derick, Evandro Brandão e Kukula.
(Suplentes: Nuno Pereira, Matheus, Breitner, Youssouf, Okitokandjo, Luís Silva e Lawrence).
Treinador: João Henriques.
- Tondela: Ricardo Janota, Fahd Moufi, Nick Ansell, Ricardo Costa, Pité, Claude Gonçalves, Bruno Monteiro, Pedro Nuno (Hélder Tavares, 57), Miguel Cardoso (Joca, 96), Murilo (Tyler Boyd, 74) e Tomané.
(Suplentes: Ricardo Moura, Hélder Tavares, Tyler Boyd, Joca, João Vasco, Ruca e Heliardo).
Treinador: Pepa.
Árbitro: João Sousa (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Evandro Brandão (03), Ricardo Costa (03 e 53), Saná (26), Stephen (56), Pedro Nuno (57), Pité (90+5), Kukula (96), Fahd Moufi (96), Jorge Silva (109), Bruno Monteiro (114), Bruno Lamas (119) e Hélder Tavares (119). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Ricardo Costa (53).
Assistência: cerca de 800 espetadores.