Bolsa ATLAS PhD Grant atribuída pela primeira vez a investigadora portuguesa

Uma investigadora portuguesa venceu pela primeira vez uma bolsa 'ATLAS PhD Grant', permitindo-lhe investigar durante um ano no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), na Suíça, anunciou hoje a Universidade do Minho (UMinho), onde desenvolve o seu trabalho.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado enviado à Lusa, a UMinho explica que Ana Peixoto, investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP Minho), e aluna de doutoramento nas universidades do Porto, Aveiro e Minho, está na equipa internacional que "quer aprofundar o conhecimento sobre o 'quark top', a partícula fundamental mais pesada que se conhece e que só pode ser criada em aceleradores de partículas" como o do CERN.

O CERN, explica o texto, é o maior acelerador de partículas do mundo, onde se detetou em 2012 o bosão de Higgs, a partícula que confere massa às outras partículas, sendo que a bolsa 'ATLAS PhD Grant' visa estimular jovens doutorandos talentosos e motivados na experiência ATLAS, ao permitir-lhes aí trabalhar em estreita colaboração com mais de 3.000 cientistas de 38 países.

"Sabendo que o 'quark top' se desintegra quase sempre da mesma forma, a observação de outros tipos de desintegração pode apontar para uma nova física, mudando o modo como deciframos o universo", refere a Uminho.

A investigadora, explica o texto, "vai focar-se nessas desintegrações raras do 'quark top', em concreto nos mecanismos que as poderiam originar e nas suas implicações para o conhecimento das partículas fundamentais".

Além da análise e da interpretação dos dados, a cientista aproveitará a estadia no CERN para efetuar trabalho técnico no detetor ATLAS.

Nascida em Paredes de Coura há 26 anos, Ana Peixoto fez a licenciatura e o mestrado em Física na UMinho, onde é agora orientada no doutoramento por Nuno Castro, do Departamento de Física.

A ATLAS PhD Grant nasceu em 2013, com Fabiola Gianotti e Peter Jenni, então coordenadores da ATLAS, a doarem para este fim parte do Fundamental Physics Special Breakthrough Prize, que lhes foi atribuído pelo papel de liderança na descoberta do bosão de Higgs.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt