Autárquicas: Fabian Figueiredo é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Loures

O membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda (BE) Fabian Figueiredo, de 28 anos, vai ser o candidato à Câmara Municipal de Loures nas próximas eleições autárquicas que se disputam a 01 de outubro, anunciou hoje o partido.

"A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Loures nomeou Fabian Figueiredo candidato à presidência da Câmara Municipal de Loures", refere o partido, numa nota enviada às redações.

Segundo a mesma nota, Fabian Figueiredo é formado em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pertencendo também à Comissão Política do BE, seu secretariado nacional e Comissão Coordenadora Distrital de Lisboa.

Nascido na Suíça, "foi diversas vezes candidato a órgãos públicos, autárquicos e parlamentares", sendo que "em 2013 foi eleito membro da Assembleia de Freguesia dos Olivais", em Lisboa, e "assumiu a tarefa de diretor de campanha de Marisa Matias" nas últimas eleições presidenciais.

"Fabian Figueiredo foi Bolseiro de Integração na Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), onde trabalhou no Observatório Permanente da Justiça, num projeto de referência relacionado com a morosidade na justiça portuguesa", elenca o partido, acrescentando que o candidato "tem um longo historial de participação em movimentos sociais".

Na sua primeira ação enquanto candidato, Fabian Figueiredo irá visitar o Bairro de São Francisco, em Camarate, que enfrenta problemas de poluição.

Na mesma nota, o BE aponta ainda Carlos Gonçalves como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Loures, "à semelhança do que já acontecera nas eleições autárquicas de 2013".

A Câmara Municipal de Loures é presidida desde 2013 pelo comunista Bernardino Soares, que sucedeu no cargo ao socialista Carlos Teixeira, após este ter cumprido 12 anos de mandato.

O atual executivo camarário é composto por quatro vereadores da CDU, por quatro do PS e por dois da Coligação Loures Sabe Mudar (PSD, MPT e PPM).

No município de Loures, situado na Área Metropolitana de Lisboa, residem cerca de 200 mil pessoas.

Na corrida à Câmara Municipal de Loures entraram já Sónia Paixão (pelo PS), André Ventura (coligação PSD/CDS-PP) e o atual presidente, Bernardino Soares (pela CDU).

Ler mais

Exclusivos