"A Metro do Porto e o Estado Português já responderam a algumas questões que foram colocadas pelo tribunal, estamos à espera que seja agendado o julgamento. É isso que nós aguardamos muito expectantes", afirmou Sérgio Humberto em declarações, no Porto, à margem do Fórum "Os Desafios da AMP para a década 20/30 - Mobilidade e Sustentabilidade Urbana - Duas Experiências de Espanha"..Segundo o autarca, algumas das explicações dadas pelas duas entidades "são completamente disparatadas" voltando a protelar a chegada do metro à Trofa por tempo indefinido.. "Algumas delas completamente disparatas. Tais como não tem responsabilidades porque o metro até à Trofa estava numa primeira fase e a seguir passou para uma segunda e que pensam fazer no futuro. Daqui a 20 anos? Não, isto já devia ter sido feito há dez anos, aquilo é para ontem", sublinhou..Sérgio Humberto recorda que a Trofa tem um Plano Diretor Municipal (PDM) feito em função de um canal com metro que não existe, o que tem vindo a penalizar as populações daquele território.."Há pessoas que não podem construir o que quer que seja, tem terrenos em área não edificável, enquanto não chegar o metro. Tem as vidas travadas. Há um caso de uma pessoa que tem um único terreno que foi herdado e que não lhe dizem se podem construir ou não podem construir, porque ele tem uma reserva do metro", acrescentou..O presidente da Câmara da Trofa lembrou ainda que, há cerca de um ano, todos os partidos votaram na Assembleia da República, uma resolução a favor da vinda do metro até à Trofa, "mas menos de 15 dias depois, o Ministro do Ambiente veio dizer que metro até à Trofa nunca", pelo que, sublinhou, à autarquia não restou outra saída se não colocar o estado português e a metro do Porto em tribunal.."Faço a questão: onde é que foram utilizados os fundos comunitários que estavam previstos e que foram disponibilizados à Metro do Porto e ao Estado Português para levar o metro até à Trofa, onde é que foram utilizados? Era para utilizar ali, não noutro local e, portanto, há que fazer uma investigação às contas da Metro e do Estado e porque é que não há metro ate à Trofa", defendeu..A 14 de julho de 2017, quinze anos depois de ter sido retirado o comboio da via estreita, a Câmara Municipal da Trofa submeteu uma ação contra o Estado Português e contra a Metro do Porto, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, reclamando o não cumprimento da expansão da linha do metro até à Trofa que estava consagrada deste no projeto inicial..Das quatro linhas originárias da primeira fase, projetadas em 1996 no Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto) e construídas pela Metro do Porto, só a linha Campanhã/Maia (ISMAI)/Trofa não foi construída em toda a sua extensão. .Desde fevereiro de 2002, que o serviço ferroviário na linha da CP da Trofa está encerrado, encerramento justificado, à data, com o argumento de tal permitir a construção da linha do metro, sobre o ramal existente, nomeadamente a ligação da Estação da Trindade (no Porto) à Trofa.