Assembleia Municipal de Lisboa debate alojamento local na terça-feira

Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) vão debater na sessão plenária de terça-feira o tema do alojamento local, a pedido do grupo municipal do PSD, que quer que a cidade seja ouvida sobre esta matéria.

Em declarações à agência Lusa, o líder da bancada dos sociais-democratas afirmou que, "porque para além de ser um tema de enorme atualidade naqueles que são os temas em discussão para a cidade, é também um assunto que está a ser avaliado na Assembleia da República".

O objetivo do PSD com este debate é que a "posição da Assembleia Municipal seja tida em conta" na discussão parlamentar que decorre na Assembleia da República, dado que esta é a "segunda assembleia do país".

"Não se sabe o que a cidade pensa sobre o assunto", salientou o deputado, que é também presidente da Junta de Freguesia da Estrela.

Assim, "o desafio que vamos propor é que haja uma posição conjunta" das várias forças políticas, uma vez que "esta é uma matéria da cidade, e não de partidos", considerou Luís Newton.

"Não queremos que esta seja uma matéria que crie fraturas, mas que crie consensos", advogou.

De acordo com a ordem de trabalhos da AML, constante no seu 'site', este debate de atualidade não contará com contributos externos e terá a duração de uma hora.

Questionado sobre esta opção, sem o contributo de especialistas, o deputado do PSD justificou que "havia a necessidade de agilizar" e por isso se optou "por um modelo simples" de discussão.

Exclusivos