Antigo ministro da Defesa de Israel Moshe Arens morre aos 93 anos

O ex-ministro da Defesa de Israel Moshe Arens, antigo mentor político do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, morreu hoje aos 93 anos, anunciou hoje a agência de notícias Associated Press.
Publicado a
Atualizado a

Formado em engenharia, Moshe Arens foi fundamental para o desenvolvimento das indústrias militar e aeronáutica de Israel, tendo ocupado o cargo de ministro da Defesa do país por três vezes, nos Governos de Begin, Shamir e Netanyahu.

"Não havia patriota maior. A grande contribuição de Moshe Arens para o nosso povo e o nosso estado será lembrada para sempre", referiu Benjamin Netanyahu, em comunicado.

"Eu amava-te como um filho amava o seu pai", acrescentou o primeiro-ministro de Israel dirigindo-se a Arens pela sua alcunha, Misha.

Moshe Arens nasceu na Lituânia, em 27 de dezembro de 1925, mas cresceu nos Estados Unidos da América, onde foi ativo no movimento de jovens Beitar do precursor do Likud, o partido Herut de Menachem Begin.

O antigo ministro das Relações Exteriores serviu no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial antes de emigrar para Israel em 1948.

Arens concluiu os estudos em engenharia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e no Instituto de Tecnologia da Califórnia, trabalhou como professor de aeronáutica no Technion - o Instituto de Tecnologia de Israel - e como executivo da empresa Indústrias de Aeronaves de Israel antes de entrar na política.

Em 1973, Arens foi eleito pela primeira vez para o parlamento.

Moshe Arens foi nomeado, em 1982, embaixador de Israel nos Estados Unidos e elegeu Netanyahu como o seu vice.

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, lembrou Arens como um pilar da ala ideológica do Likud e "um homem de honra que nunca se recuou da luta".

"Misha foi um dos ministros de Defesa mais importantes que o Estado de Israel já teve. Ele não era um comandante ou um general, mas um homem dedicado a aprender, que trabalhava dia e noite para a segurança de Israel e dos seus cidadãos", acrescentou Rivlin.

SYSC/

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt