1.º Encontro de Bloggers de Viagem Portugueses marcado para domingo no Porto

Porto, 31 mai 2019 (Lusa) -- Cerca de uma centena de 'bloggers' portugueses e estrangeiros participam no domingo no 1.º Encontro de Bloggers de Viagem, no Palácio da Bolsa do Porto, para discutir ética e competências, anunciou hoje a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

"Unir a comunidade de 'bloggers' de viagens, proporcionando um espaço inspiracional e de intercâmbio de ideias e competências", é um dos objetivos do encontro, avançou à Lusa o presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP), Filipe Morato Gomes.

O responsável salientou também "a importância da aprendizagem óbvia que a presença de jornalistas, 'bloggers', 'instagramers' e videógrafos de renome internacional proporcionará aos participantes".

Segundo a organização, os cerca de 100 lugares do auditório da Associação Comercial do Porto "esgotaram em pouco mais de 24 horas" e estão inscritos "mais de 50 blogues e cerca de 75 'bloggers' portugueses.

"Consciencializar os 'bloggers' para as questões de ética, como as observadas no jornalismo", é outros dos objetivos, acrescentou, por seu turno, o vice-presidente da ABVP e autor do Born Freee, Rui Batista, para quem o evento tem também o espírito de servir para dar "ferramentas" para os utilizadores "melhorarem as suas capacidades e o produto final ao nível de texto, fotos, vídeo ou redes sociais".

Os 'bloggers' brasileiros Leonardo e Rachel Spencer, autores do Viajo Logo Existo, têm a responsabilidade de abrir o evento, que começa às 09:00, e prometem partilhar o percurso invulgar que realizaram enquanto 'bloggers' de viagens profissionais.

O encontro conta também com a peruana Analucia Rodriguez, autora do blogue em idioma espanhol Viajar para Vivir, que vai abordar as vantagens e desvantagens do desafio de ser nómada digital, e com o fotógrafo norte-irlandês Conor MacNeill, que vai partilhar como se estabelecem "parcerias comerciais éticas com organismos oficiais de promoção turística no Instagram", lê-se no comunicado enviado à Lusa pela ABVP.

O videógrafo português João Cajuda vai ser outros dos palestrantes e vai falar sobre produção de vídeos em contexto de viagens, bem como o autor do blogue Alma de Viajante, Filipe Morato Gomes, que vai explicar as diversas formas de rentabilizar um blogue de viagens.

Sandra Costa, editora da revista Fugas do jornal Público, marca ainda presença entre os oradores.

A ABVP foi criada a 01 de março deste ano e conta com 40 'blogues' associados.

Exclusivos