Hélia Correia entre os 20 autores europeus na cimeira de autores de Berlim

A escritora portuguesa Hélia Correia é um dos 20 autores que participam este ano na Cimeira dos Autores Europeus em Berlim, a ter lugar no dia 21 de junho, anunciou hoje a Embaixada de Portugal na Alemanha - Camões Berlim.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Bertelsmann, com as Embaixadas de 20 países europeus e os seus respetivos institutos culturais, em parceria com o canal ZDF da televisão pública e o programa de rádio Deutschlandfunk Kultur.

A cimeira decorre no contexto do Ano Europeu do Património Cultural (Europäischer Kulturerbejahr), tendo cinco temas dominantes: "Europa: zonas de fronteira e encontro", "Europa: intercâmbio e circulação", "A cidade europeia", "Europa: recordação e abertura" e "Europa: património vivo".

Cada sessão é composta por uma apresentação inicial do autor e da sua obra por um moderador, a que se segue uma leitura e, depois, uma conversa.

No contexto da sua deslocação à Alemanha, Hélia Correia visitará Hamburgo e Leipzig, onde apresentará também a edição alemã de "Vinte Degraus e Outros Contos", publicada como resultado da sua participação na edição de 2016 da Feira do Livro de Leipzig.

Esta deslocação é uma iniciativa da Embaixada de Portugal/Camões Berlim, em colaboração com os Leitorados do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua e a sua editora na Alemanha, Leipziger Literaturverlag.

Além de Hélia Correia, participam também na cimeira os autores Maja Lunde (Noruega), Radka Denemarkova (República Checa), Janne Teller (Dinamarca), Zaza Burchuladze (Geórgia), Sjón (Islândia), Pierre Mejlak (Malta), Jacques De Decker (Bélgica), Sabine Gruber (Itália/Áustria), Geert Buelens (Bélgica), Svetlana Zuchová (Eslováquia), Laurynas Katkus (Lituânia), Tomasz Rózycki (Polónia), Hans Maarten van den Brink (Países Baixos), Terézia Mora (Húngria), Dana Grigorcea (Roménia), Hédi Kaddour (França), Guy Helminger (Luxemburgo), Hugo Hamilton (Irlanda) e Claire North (Reino Unido).

As conversas serão moderadas por jornalistas da estação pública ZDF.

A Cimeira de Autores Europeus acontece sob o signo do "Sofá Azul", pelo qual já passaram 2.500 autores.

Criado há 18 anos pela Bertelsmann, a Deutschlandfunk Kultur e a ZDF, o "Sofá Azul" dá o mote a eventos literários nas principais Feiras do Livro na Alemanha (Leipzig e Frankfurt), mas também em diversas ocasiões ao longo do ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG