Governo moçambicano reestrutura Universidade Pedagógica
"Achávamos que era importante descentralizar a tomada de decisões, pois todas são tomadas centralmente, em Maputo", justificou Jorge Nhambiu, ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional.
Este é o culminar de um processo que se iniciou em 2015 através de uma reflexão interna na UP.
O Governo cria a Universidades do Rovuma (fusão dos polos da UP nas províncias do Niassa, Nampula e Montepuez), Universidade Licungo (que junta a UP da Beira e Quelimane), Universidade do Púngue (abrangendo Manica e Tete), Universidade do Save (UP Massinga, UP Maxixe e Gaza) e Universidade de Maputo, que integra a atual sede.
A UP propôs ao Governo a divisão da instituição em três universidades, no Norte, Centro e Sul do país, mas o plano foi atualizado para o cenário de cinco instituições.
As universidades a criar podem vir ainda a integrar diferentes institutos ou escolas e lecionar vários cursos.
A UP foi fundada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP) e contava em 2016 com 54.500 alunos matriculados por todo o país em cursos de cinco faculdades (Educação e Psicologia, Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes, Ciências Naturais e Matemática, Ciências Sociais e Educação Física e Desportos) e escolas superiores Técnica e de Contabilidade e Gestão.