Fundo azul recebe 207 novas candidaturas até abril e já pagou 400 mil euros

Lisboa, 08 mai 2019 (Lusa) -- O Fundo Azul, um mecanismo de financiamento do Ministério do Mar, lançou até abril oito editais com uma dotação de 14,35 milhões de euros, que receberam 207 candidaturas, tendo sido já pagos 400 mil euros, revelou hoje o Governo.

"Relativamente ao Fundo Azul, até ao final de abril, foram lançados oito editais com uma dotação de 14,35 milhões de euros, tendo sido rececionadas 207 candidaturas com um investimento total proposto de 72,7 milhões de euros e um apoio requerido ao Fundo Azul de 34,2 milhões de euros", indicou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Segundo a governante, neste momento, estão já aprovadas 22 candidaturas, tendo sido pagos cerca de 400 mil euros.

Por tipologia de operação, no desenvolvimento da economia do mar registaram-se 23 candidaturas submetidas, tendo sido até agora aprovadas oito e pagos 302 mil euros.

No âmbito da investigação cientifica e tecnologia do mar foram apresentadas 62 candidaturas, oito das quais já aprovadas, e pagos 86 mil euros.

Por sua vez, na área da monitorização e proteção do ambiente marinho foram submetidas 100 candidaturas, não tendo sido avançado o número de aprovações e pagamentos.

Já na tipologia segurança marítima foram entregues 22 candidaturas, seis das quais já aprovadas.

Em decisão final encontram-se ainda os editais cinco e seis que se referem à investigação em biotecnologia e monitorização e proteção do ambiente marinho, que se estima que "irão financiar 28 projetos, correspondendo a 3,9 milhões de euros de Fundo Azul requeridos".

Lusa /Fim

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG