Fundação Fé e Cooperação apresenta CD com cancões de embalar da Guiné-Bissau
O ato de lançamento do CD de música Infantil guineense, Nha Mininu (meu menino, em crioulo) decorreu no centro cultural português.
Em declarações à Lusa, Sofia Alves, coordenadora da FEC na Guiné-Bissau, explicou que a iniciativa, tem como objetivo promover a cultura guineense, começando pelos mais novos.
Entre os meses de maio e junho deste ano, a fundação portuguesa percorreu aldeias de todas as regiões da Guiné-Bissau onde registou canções cantadas por crianças dos três aos 15 anos e em alguns casos com a colaboração dos familiares.
As canções foram trabalhadas em estúdio em Portugal com a colaboração de três músicos guineenses.
As músicas vão agora ser disponibilizadas aos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo para que as crianças possam debater o que se diz e se canta desde o berço nas comunidades, disse ainda Sofia Alves.
Foram recolhidas 500 canções, cantadas por crianças e seus familiares, mas apenas 31 foram registadas no CD, sendo que as restantes estarão disponíveis em formato digital a partir do dia 15, num sítio na internet a ser também lançado pela FEC.
O projeto "Cultura i nô balur" (Cultura é a nossa riqueza) é cofinanciado pela União Europeia, Camões - Instituto da Língua e da Cooperação e Misereor (organização para cooperação e desenvolvimento de bispos católicos da Alemanha).
É orçado em 1,2 milhões de euros e durante três anos prevê produzir o CD de música hoje lançado e outros produtos, nomeadamente material didático produzido por artesãos.
A apresentação do CD enquadra-se no âmbito das comemorações da quinzena das crianças, na qual vão ser realizadas ainda várias atividades em Bissau.