Formação é fundamental para desenvolvimento da Guiné-Bissau - Governo

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares da Guiné-Bissau, Agnelo Regala, defendeu hoje que a formação é fundamental para o desenvolvimento do país.

"Neste mundo cada vez mais globalizado a importância da formação e da qualificação para sermos mais competitivos é fundamental para não ficarmos para trás", afirmou o ministro guineense.

Segundo Agnelo Regala, a formação permanente dos recursos humanos no país é um "elemento fundamental" para o país projetar o desenvolvimento.

"Sem capacidade de competir mais e melhor pouco podemos fazer pelo nosso desenvolvimento", afirmou.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares falava durante a cerimónia inaugural do Centro de Negócios e Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Bissau, realizada no âmbito das comemorações do 10 de Junho, na capital guineense.

"É talvez uma excelente forma de dar um pontapé de saída às comemorações do 10 de Junho, uma data que é importante para Portugal, mas que é importante para nós todos na medida em que marca também um ponto da nossa história comum e sobretudo daquilo que é a nossa expressão mais elevada e que nos une a todos que é a língua portuguesa", disse.

Para o embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Alves de Carvalho, a inauguração do Centro de Negócios vai marcar a relação bilateral entre os dois países e o envolvimento empresarial português que, disse, tem cada vez mais "força e dinâmica na Guiné-Bissau".

"Com esta iniciativa, neste âmbito e neste contexto se criam condições para afirmar o relacionamento entre os Estados-membros da CPLP e criar condições para uma imagem, uma marca, uma força e uma qualidade de trabalho de mão-de-obra muito específica com a marca da CPLP", afirmou.

Presentes na cerimónia estiveram também o vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Braima Camará, e o presidente do Centro de Formação, Laurentino Ferreira.

O centro de negócios foi criado pelo Instituto de Formação da CPLP, com sede em Portugal, que foi fundado pela Confederação Empresarial da CPLP, União de Exportadores da CPLP e as associações empresariais de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG