Formação de jovens e adultos com mais cerca de 700 ME em fundos comunitários
"A reprogramação do POCH incidiu maioritariamente no reforço das verbas disponíveis para a formação de jovens (350 milhões de euros) considerando o papel chave do ensino profissional e na formação ao longo da vida (316 milhões de euros) tendo em vista a melhoria das qualificações da população adulta", lê-se no comunicado hoje divulgado.
A reprogramação do programa é apresentada na quarta-feira, num evento no Centro de Congressos de Lisboa que conta com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura.
O evento vai ainda fazer um balanço dos resultados do POCH, que, segundo o comunicado, é o primeiro programa do Portugal 2020 a atingir os 50% de execução, sendo aquele que apresenta "o valor executado mais elevado de todos os programas operacionais dos 28 Estados-membros", o qual já permitiu abranger no seu âmbito de ação mais de 374 mil pessoas.
A iniciativa pretende ainda "refletir com representantes da Comissão Europeia, beneficiários, destinatários finais das medidas apoiadas e com um perito externo, a influência dos apoios do POCH, no âmbito do Fundo Social Europeu, na promoção das qualificações de jovens e adultos".
De acordo com o último boletim informativo do POCH, com dados até 30 de setembro, já tinham sido pagos às entidades beneficiárias de apoio financeiro deste programa um valor superior a 1,9 mil milhões de euros, comparticipados em 85% por verbas do Fundo Social Europeu.
Segundo o mesmo boletim até à mesma data as 2.877 operações aprovadas pelo POCH implicam um investimento total previsto de quase três mil milhões de euros.
O POCH é um programa de fundos comunitários destinado a apoiar a educação e qualificação de jovens e adultos.