Filme "Minute bodies" do músico Stuart Staples passa na 4.ª feira no IndieLisboa

O filme "Minute bodies", que o músico Stuart Staples realizou a partir das imagens em movimento feitas no começo do século XX pelo naturalista F. Percy Smith, é exibido na quarta-feira na Cinemateca, em Lisboa.

Conhecido sobretudo como vocalista dos Tindersticks, Stuart Staples estará em Lisboa a apresentar o filme integrado na programação do festival IndieLisboa.

"Minute Bodies: The Intimate World of F. Percy Smith" é uma montagem de vários filmes mudos científicos feitos pelo naturalista britânico F. Percy Smith perto de casa, em Londres, e que captam, numa escala ampliada, a vida de plantas e animais.

Com recurso a equipamento construído pelo próprio e utilizando técnicas pioneiras, o naturalista registou em imagem processos como a polinização, o crescimento de uma flor e o pulsar de vida numa escala microscópica.

Com este filme Stuart Staples quis recuperar e transportar para o presente o "mundo íntimo" de F. Percy Smith, que era "uma figura única".

"O trabalho dele transcende as barreiras do tempo e ensina-nos sobre paciência, compromisso, ingenuidade e determinação", lê-se na nota de intenções.

O filme conta com música original dos Tindersticks, em colaboração com Thomas Belhom e Christine Ott, e tem sido apresentado em várias cidades, em versão cine-concerto e em festivais de cinema, como o IndieLisboa.

O 14.º IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente termina no domingo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG