Europeias: PE em Portugal fecha campanha com ação pela inclusão de pessoas com deficiência

Lisboa, 03 mai 2019 (Lusa) -- O gabinete do Parlamento Europeu em Portugal encerra no sábado a campanha institucional para as eleições europeias com uma ação de surf adaptado na praia de Carcavelos, Cascais, que põe em destaque a inclusão de pessoas com deficiência.

Em comunicado, o gabinete do PE afirma que o evento "visa chamar a atenção para a data das eleições europeias junto do público em geral", 26 de maio, "e simultaneamente divulgar legislação europeia relativa aos direitos das pessoas com deficiência e na área da inclusão e da igualdade".

A campanha institucional, que se destina a divulgar e promover a participação dos cidadãos nas eleições para o PE, foi iniciada em Portugal a 8 de setembro de 2018, com o lançamento da plataforma www.destavezeuvoto.eu, que, segundo o gabinete, registou 295.000 de inscrições, 1.386 das quais de portugueses, que permitiram "criar uma rede de multiplicadores de informação sobre as eleições europeias em toda a União Europeia (UE)".

No evento de sábado, organizado em parceria com a Associação Portuguesa de Surf Adaptado, qualquer pessoa com deficiência pode participar, sendo as inscrições, gratuitas, realizadas no local, segundo o comunicado.

A par da experiência de surf, vão ser distribuídos folhetos sobre as eleições europeias e sobre legislação europeia em matéria de inclusão e igualdade de pessoas com deficiência.

As eleições para o Parlamento Europeu realizam-se entre 23 e 26 de maio nos 28 Estados-membros da UE.