Euro cai após afirmações de Trump contra dólar forte

O euro baixou hoje face ao dólar, depois de afirmações do Presidente norte-americano, no sábado, contra o dólar forte e a poucos dias de uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

Às 18:00 (hora em Lisboa), o dólar seguia a 1,1331 dólares, quando na sexta-feira à mesma hora negociava a 1,1365 dólares.

No sábado, Donald Trump reiterou que não quer "um dólar tão forte" e renovou as críticas à política monetária da Reserva Federal (Fed), depois de o banco central norte-americano ter decidido várias subidas das taxas de juro ao longo do ano passado.

O crescimento nos Estados Unidos e a subida das taxas de juro no mercado fazem com que os investimentos em dólares sejam mais atrativos, impulsionando o valor da moeda norte-americana.

Na zona euro, o BCE, que na quinta-feira realiza a sua segunda reunião de política monetária deste ano, pode rever em baixa as suas previsões de crescimento nas próximas projeções macroeconómicas.

Divisas..........hoje.................sexta-feira

Euro/dólar......1,1331....................1,1365

Euro/libra......0,85965..................0,86073

Euro/iene........126,56...................127,24

Dólar/iene.......111,70...................111,96

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.