Estabilidade do euro "ameaçada" se Itália desrespeitar compromissos -- França

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, advertiu hoje que a estabilidade da zona euro fica "ameaçada" se o próximo governo de Itália não respeitar os compromissos do país em relação à dívida e ao défice.
Publicado a
Atualizado a

"Se o novo governo italiano assumir o risco de não respeitar os seus compromissos sobre a dívida, o défice e o saneamento da banca, é toda a estabilidade da zona euro que é ameaçada", disse o ministro francês numa entrevista difundida pela rádio Europe 1.

Os partidos populistas de Itália Liga (extrema-direita) e Movimento 5 Estrelas (antissistema) apresentaram na sexta-feira um "contrato de governo" que defende a revisão da estrutura de governação económica europeia, incluindo a política monetária, o pacto de estabilidade, o pacto orçamental ou o mecanismo europeu de estabilidade.

Os líderes dos dois partidos, Luigi di Maio, do M5S, e Matteo Salvini, da Liga, preveem apresentar esse programa na segunda-feira ao Presidente italiano, Sergio Mattarella, com vista à formação de um governo de coligação.

"Todos em Itália devem compreender que o futuro de Itália é na Europa e não em qualquer outro lado e que, para que esse futuro seja na Europa, há regras a respeitar", disse Le Maire.

"Os compromissos que foram assumidos por Itália [...] são válidos seja qual for o ovgerno. Respeito a decisão soberana do povo italiano, mas há compromissos que nos ultrapassam", insistiu.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt