Presente há 25 anos em Portugal, a energética espabhola quer aumentar a sua posição no segmento de clientes industriais, através de serviços de valor acrescentado, como a digitalização ou a eficiência energética..A empresa iniciou em Portugal a estratégia de serviços de valor acrescentado há quatro anos e já acumula mais de 10 milhões de euros, de faturação, segundo Vasco Gomes, responsável em Portugal dos Serviços de Valores Acrescentado..A empresa vai desenvolver novos produtos de serviços de valor acrescentado para clientes industriais, com enfoque em sistemas de digitalização e sistemas de gestão de energia. .A espanhola Endesa (detida pelo grupo italiano ENEL) opera em Portugal como fornecedora de eletricidade, gás e serviços de valor agregado com um volume de negócios anual superior a 1.000 milhões de euros..Nos últimos quatro anos, realizou até 260 projetos de serviços de valor acrescentado para 150 empresas portuguesas e quer crescer..Um dos últimos projetos desenvolvidos, a concluir este verão, foi a instalação de mais de 30 mil lâmpadas de tecnologia LED em sete centros comerciais de uma rede internacional, tanto para economizar energia como para melhorar a iluminação..Além dos produtos relacionados com energia elétrica, a área de Serviços de Valor Acrescentado da Endesa em Portugal também oferece aos clientes soluções relacionadas com energia solar ou gás..A Endesa é líder na comercialização de eletricidade a clientes industriais, com 29% de quota de mercado, com a EDP (incumbente) a ter o maior número de clientes (82%) como de consumo (42%), segundo dados de maio do regulador português da energia..Já a também espanhola Iberdrola tem a liderança no segmento dos grandes consumidores (33%). .O mercado livre representou em maio cerca de 94% do consumo total de eletricidade em Portugal continental. .A Endesa fechou 2017 com um lucro de 1.463 milhões de euros, que representou um aumento de 3,7% face ao ano anterior, o que inclui a operação em Portugal.