Documentário sobre escritor grego Nikos Kazantzakis na Fundação José Saramago
No documentário "A obra, acima de tudo", investigadores, académicos, professores universitários especialistas em Kazantzakis, bem como pessoas comuns, falam da relação do escritor com Deus, com a vida, com o amor, com a amizade, com a música, o seu meio ambiente e a sua filosofia, em depoimentos filmados em Creta, Atenas, Egina e Salónica.
Nikos Kazantzakis (1883-1957), autor de obras como "A Última Tentação de Cristo" (adaptada ao cinema por Martin Scorsese) ou "Zorba, o Grego", é o escritor grego do século XX mais conhecido fora do seu país, estando a sua obra, que percorre diversos géneros, traduzida em dezenas de línguas.
A embaixada justifica a importância deste documentário com o facto de, em Portugal, as escassas traduções existentes (feitas a partir do francês e não do original) estarem há muito esgotadas, o que contribui para que o autor cretense e a sua obra permaneçam desconhecidos de muitos leitores portugueses.
A obra de Nikos Kazantzakis encontra-se actualmente a ser objeto, na Grécia, "de uma merecida reavaliação crítica", acrescenta.
O documentário e o debate -- a cargo de José António Costa Ideias, professor universitário, neo-helenista, Carlos Avilez, director do Teatro Experimental de Cascais, que dirigiu "Cristo Recrucificado", e Bárbara Wong, jornalista do Público -- terão lugar na Casa dos Bicos, sede da FJS.
São ainda parceiros, na organização deste evento, a Secção Portuguesa da Sociedade dos Amigos de Nikos Kazantzakis- SIANK -- sinalizando o 30.º aniversário da sua existência - e a Associação Cultural Luso-grega "Parafonia".