Companhia de teatro da Covilhã integra projeto europeu na área da Educação

A ASTA - Associação de Teatro e outras Artes, com sede na Covilhã, está a representar Portugal num projeto europeu que visa enfrentar alguns desafios no ensino da Matemática a partir do teatro, anunciou hoje aquela companhia.

"Financiado pelo programa Erasmus +, o projeto intitula-se 'TIM - Theatre in Mathematics' e pretende enfrentar alguns desafios no ensino e aprendizagem da matemática, fornecendo uma nova metodologia de ensino, partindo do teatro como instrumento de trabalho, pesquisa e mediação", refere a ASTA em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A companhia covilhanense especifica que já está em Turim, Itália, para dar início a este projeto que envolve mais quatro parceiros europeus, designadamente o COREP - Consórcio para Pesquisa e Educação, da Universidade de Turim (Itália), o DOORS - Health Promotion Documentacion Center Piedmont Region de Turim, a HVL - Universidade de Ciências Aplicadas da Noruega e a TUC - Universidade Técnica de Creta, na Grécia.

Segundo a informação, o "TIM- Theatre in Mathematics" é dirigido a alunos entre os 08 e os 14 anos e decorrerá até 2021, com o envolvimento de vários professores, escolas e universidades que lidam com o ensino da matemática, na criação e implementação de uma nova metodologia.

Entre os resultados previstos está a criação de um manual da nova metodologia de ensino da matemática, através do teatro, o qual deve ser elaborado ao longo dos três anos do projeto, com professores europeus de vários níveis de ensino.

A ASTA refere ainda que está a dar continuidade ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias no âmbito da educação não formal, objetivo que também já estava presente no "Tell Me - Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe", projeto do qual esta companhia também faz parte e que foi recentemente com o European Language Label.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG