CDS-PP realiza jornadas parlamentares em Viana do Castelo com Europa e mar na agenda
O CDS-PP realiza na segunda e terça-feira jornadas parlamentares em Viana do Castelo, com as questões europeias e a economia do mar na agenda, que inclui várias visitas e contactos com a população do distrito.
A presidente do CDS-PP e deputada Assunção Cristas vai estar presente ao longo de todo o programa e o eurodeputado Nuno Melo e cabeça de lista do partido às eleições europeias, que se realizam em maio do próximo ano, também estará em Viana, como orador num painel sobre fundos europeus.
"Aproxima-se um debate fundamental em relação aos fundos europeus e o CDS não deixará de o incluir nas suas jornadas", justificou o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, em declarações aos jornalistas no parlamento.
Questionado se a presença de Nuno Melo marca o arranque do CDS na campanha para as europeias, o líder parlamentar democrata-cristão frisou que o partido está adiantado em relação aos outros, uma vez que já apresentou, no Congresso, os seus primeiros quatro candidatos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"As jornadas não servem para marcar nenhum partido, servem para apresentar propostas numa área que para nós é fundamental e projetar o próximo ato eleitoral com a cultura de exigência que o CDS tem perante a Europa", disse.
Dizendo citar Nuno Melo, o líder parlamentar do CDS-PP salientou que "é preciso mais Europa, mas menos Bruxelas" e que esta posição pode diferenciar, pela positiva, os democratas-cristãos "de outros partidos do chamado arco europeu".
Também para marcar a diferença, Nuno Magalhães anunciou que o CDS-PP irá levar a debate e a votos no parlamento em 21 de junho um projeto de resolução apresentado em janeiro sobre o futuro quadro comunitário, e no qual defende que o essencial é que Portugal consiga "um bom acordo", sem redução nem nas verbas para a Política Agrícola Comum nem para a política de coesão.
"Uma Europa sem coesão não é Europa, é trair o seu objetivo fundador (...). Mais nenhum partido apresentou ainda qualquer projeto na Assembleia da República, sabemos que há um acordo entre PS e PSD, mas não há nenhuma consequência", salientou.
O painel sobre fundos europeus realiza-se na segunda-feira à tarde e terá como oradores, além de Nuno Melo, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal, Luís Mira, e António Braz Costa, Diretor Geral do Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) e administrador executivo do CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Funcionais e Inteligentes).
O segundo painel temático das jornadas, na terça-feira de manhã, será dedicado à 'economia azul', uma escolha justificada por Nuno Magalhães com a importância do mar e da dimensão atlântica de um distrito como Viana do Castelo.
Bruno Bobone, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), e Helena Abreu, do Centro de Investigação e Empreendedorismo de Ílhavo (CIEMAR), serão os dois oradores.
Mas como o CDS-PP tem tradição eleitoral no distrito de Viana do Castelo -- liderando há décadas a autarquia de Ponte de Lima -- estas serão também "umas jornadas bastante presentes no terreno", em que os deputados e a líder do partido irão "ouvir as pessoas" e apresentar-lhes as suas propostas.
Na segunda-feira de manhã, os trabalhos começam com a apresentação de cumprimentos na Câmara de Ponte de Lima, liderada pelo democrata-cristão Victor Mendes, seguindo-se uma visita a uma exploração agrícola. Ainda antes de almoço, os deputados terão uma reunião de trabalho com a cooperativa de produtores de pesca de Viana do Castelo.
A abertura formal das jornadas está marcada para as 15:00, com a intervenção do líder parlamentar, e, depois do painel dedicado aos fundos europeus, está marcada uma reunião com presidentes de junta das freguesias mais afetadas pelos incêndios, e com a direção e o Comandante dos Bombeiros de Monção.
"Fizemos questão de, num distrito muitíssimo afetado pelos incêndios e não tão noticiado porque felizmente não houve vítimas mortais, não deixar de falar neste assunto", explicou Magalhães.
O primeiro dia das jornadas termina com um jantar com militantes e simpatizantes CDS, assinalando a tomada de posse da Comissão Política Concelhia de Monção.
Na terça-feira de manhã, ainda antes do painel sobre economia azul, haverá tempo para um momento de contacto com o eleitorado no centro de Viana do Castelo.
O encerramento das jornadas parlamentares está marcado para as 12:30, com uma intervenção de Assunção Cristas.