Câmara de Sintra abre parque de estacionamento em Massamá-Barcarena

O parque de estacionamento da estação ferroviária de Massamá-Barcarena, na Linha de Sintra, abre ao público na terça-feira, com capacidade para mais de 500 viaturas ligeiras e três dezenas de motos e de bicicletas, anunciou hoje a autarquia.

O parque de estacionamento da estação de Massamá-Barcarena encontrava-se fechado e sem utilização, apesar de concluído desde 2013, tendo sido subconcessionado em setembro de 2016 pela Infraestruturas de Portugal (IP) à Câmara de Sintra.

O equipamento destinava-se a 585 lugares para viaturas ligeiras e 50 lugares para motos, mas a autarquia anunciou hoje que, após obras de adaptação, o parque de estacionamento coberto passou a ter uma "capacidade para 552 viaturas ligeiras, 38 motos e 36 bicicletas".

A abertura do parque implicou, da parte da câmara, a substituição e manutenção de equipamentos existentes, instalação de sistema de videovigilância, reordenamento da circulação no interior, colocação de suportes de bicicleta, pinturas e colocação de sinalética de segurança, explicou uma nota da autarquia.

Os utilizadores do parque vão poder optar entre avenças de 24 horas e noturnas, enquanto os utentes avençados diurnos e rotativos poderão usufruir do serviço entre as 06:00 e as 23:00, acrescentou a Câmara.

Segundo fonte oficial da autarquia, no verão deve entrar em funcionamento o parque de estacionamento junto à estação ferroviária de Agualva-Cacém, com capacidade para três centenas de viaturas ligeiras e que, apesar de pronto desde 2011, também continua sem utilização.

Na altura da subconcessão dos dois parques da IP para a autarquia, o presidente da câmara, Basílio Horta (PS), estimou que seriam investidos nas duas estações "cerca de 170 mil euros", para reabilitar as infraestruturas e no sistema de bilhética.

Na terça-feira, a partir das 11:30, será também apresentado o projeto do novo circuito pedonal e de bicicletas entre Massamá e Agualva, com início previsto "durante o mês de maio", num investimento municipal de cerca de 945 mil euros.

O novo troço, com 4.500 metros de extensão, fará a ligação entre a via de acesso à estação de Agualva-Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pela Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, Avenida 25 de Abril e estação ferroviária de Massamá-Barcarena.

Exclusivos