Calor: Câmara de Vila Nova de Poiares pede à população para poupar água

A Câmara de Vila Nova de Poiares pediu hoje à população para reduzir o consumo de água, pelo menos até segunda-feira, enquanto se mantiver a atual onda de calor.

A autarquia, no distrito de Coimbra, "apela a todos os consumidores para evitarem o consumo excessivo de água, quer em regas, lavagens ou outras situações, durante o período crítico, para que se consiga manter o sistema em funcionamento, assegurando o abastecimento normal à população e permitindo a reserva de água caso ocorram incêndios".

Através de um aviso, hoje publicado, o vice-presidente deste município do distrito de Coimbra, Artur Jorge Baptista Santos, realça que, "atendendo às altas temperaturas e baixa humidade que se fazem sentir", a Proteção Civil nacional decretou o "alerta vermelho" para vários distritos de Portugal continental, até domingo.

Os 11 distritos abrangidos por este alerta, desde quinta-feira, devido a um anticiclone com uma massa de ar quente do norte de África, são Lisboa, Setúbal, Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, enquanto os restantes estão sob alerta laranja.

Hoje, a Proteção Civil estendeu o estado de alerta especial vermelho, o mais grave, mas relativo aos meios de combate a incêndios florestais, a mais onze distritos.

Passam a ser abrangidos por este nível de alerta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Bragança, informou a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Para o mesmo efeito, já estavam sob alerta vermelho, desde quinta-feira, os distritos de Faro e Beja.

Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real encontram-se em alerta laranja, o segundo mais grave.

O Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro define a "prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro em conformidade com os riscos associados".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG