Banco de Fomento seleciona 29 entidades para linha de 18,5 ME destinada a 'business angels'

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) anunciou hoje ter selecionado 29 entidades candidatas à linha de financiamento de 18,5 milhões de euros no âmbito da segunda fase do concurso para 'business angels'.

Em comunicado, a IFD adianta terem concorrido a esta segunda fase do concurso 74 candidatos, apontando o relatório preliminar "para a atribuição da totalidade da verba solicitada por cada candidato (750.000 euros) a 23 entidades e para a atribuição parcial a seis entidades".

"Os interessados no concurso dispõem agora de cinco dias úteis de prazo para audiência prévia, findo o qual o júri do concurso apreciará eventuais comentários antes de produzir o relatório final que será submetido ao Conselho de Administração da IFD para aprovação da lista final de atribuição de verbas", esclarece.

No âmbito da primeira fase da linha de financiamento a 'business angels' a IFD tinha já contratualizado 35 acordos com entidades veículo no montante global de 18,1 milhões de euros.

Até à data, o Fundo de Capital e Quase Capital gerido pela IFD -- e financiado, através da Agência da Coesão, pelos programas operacionais Compete, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, além do IAPMEI - aprovou um total de 77 operações de coinvestimento com aquelas entidades, totalizando investimentos em empresas em início de atividade no montante global de 10,5 milhões de euros.

Citado no comunicado, o administrador executivo da IFD Henrique Cruz salientou que os projetos selecionados pelos 'business angels' "têm revelado participação de capitais privados muito superiores ao mínimo exigido para enquadramento das operações, o que revela que aqueles operadores privados preferem deter uma maior fatia de interesse nos projetos, facto indiciador das suas potencialidades".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG