Aplicativo para melhorar qualidade ensino de matemática chega a Moçambique

Um aplicativo que permite a melhoria de qualidade e ensino de matemática e ciências exatas está a ser instalado em Moçambique pela Universidade Pedagógica (UP), anunciou hoje a instituição.

"Este aplicativo está a ser instalado a nível internacional em vários institutos e funciona mais como uma rede que trabalha para a melhoria da qualidade de ensino em Matemática", disse Sarifa Fagilde, coordenadora do programa em Moçambique, durante um seminário de apresentação do instrumento em Maputo.

O aplicativo, designado "GeoGebra", é desenhado especificamente para o ensino de Geometria e Álgebra e está a ser implementado na UP, que deverá expandir para outras instituições de ensino moçambicanas.

O programa permite fazer operações matemáticas com facilidade e pode ser usado por estudantes do ensino primário ao universitário.

"Com os problemas que o país tem poderíamos motivar muito mais estudantes, podemos aumentar o contingente das pessoas que abraçam a área das ciências de Matemática e naturais", disse Sarifa Fagilde, que é igualmente docente da mesma universidade.

Em Moçambique, estão a ser formados 40 profissionais para expandir a utilização do programa.

O matemático Markus Hohenwarter criou o aplicativo na Áustria em 2001 e o desenvolveu em 2006 nos Estados Unidos da América.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG