Águas de Santarém mantém tarifário da água e prevê 3,1ME de investimento em 2019

A empresa municipal Águas de Santarém vai manter em 2019 o atual tarifário de abastecimento de água e subirá a tarifa de saneamento em quatro pontos percentuais, tendo prevista uma verba de 3,1 milhões de euros para investimento.
Publicado a
Atualizado a

O orçamento da Águas de Santarém (AS), aprovado na reunião do executivo municipal na quarta-feira, prevê que 58% da verba destinada a investimento irá para o sistema de abastecimento de água, em concreto para a substituição de mais de nove quilómetros de condutas, visando assegurar a qualidade da água e reduzir as perdas, que atualmente se situam nos 30%.

Segundo a administradora da AS, Teresa Ferreira, o valor destinado a investimento resulta exclusivamente de "meios libertados pela empresa", sem recurso a financiamento comunitário nem a fundos comunitários, cujos avisos de abertura de candidaturas "tardam em abrir", lamentou.

Além da substituição de condutas, a empresa vai investir em sistemas de controlo de PH, reabilitação de reservatórios e conclusão da substituição das condutas elevatórias na encosta de S. Bento e, ao nível do saneamento, na Estação de Tratamento de Águas Residuais e na estação elevatória na bacia de Santa Rita.

Teresa Ferreira sublinhou que o aumento no tarifário do saneamento terá impacto residual na fatura das famílias e responde a uma exigência da entidade reguladora.

O executivo municipal aprovou ainda o contrato programa para a empresa municipal Viver Santarém, que mantém o valor de 248 mil euros que vigorou este ano, sendo que o financiamento do município representa 11,5% do volume de negócios, respondendo ao "cumprimento de serviços públicos" para a área do desenvolvimento desportivo e para os preços sociais praticados nos equipamentos geridos pela empresa.

A Viver Santarém apresenta para 2019 um orçamento global de 2,1 milhões de euros, prevendo um resultado líquido positivo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt