Exclusivo Chaves vai poupar 1,4 mil milhões de litros de água nos próximos cinco anos

O novo projeto inovador - uma parceria da Câmara Municipal flaviense e a empresa INDAQUA - já está em marcha e vai estar concluído até 2026. O objetivo é reduzir o desperdício de água e poupar até 2,3 milhões de euros.

Chaves vai implementar um programa para reduzir as perdas de água no concelho, com o objetivo de evitar o desperdício de 1,4 mil milhões de litros. O "Projeto de Eficiência Hídrica com Remuneração e Desempenho" é da autoria da INDAQUA (empresa de gestão de sistemas de água e saneamento) em parceria com a Câmara Municipal flaviense.

A ideia para este trabalho conjunto surgiu em 2019, quando foi detetado no concelho de Chaves um conjunto de ineficiências acima da média nacional, visto que parte da água que entrava nas redes de abastecimento perdia-se no meio ambiente antes de chegar aos consumidores. Desde então, o município comprometeu-se, juntamente com a empresa, a trabalhar para evitar esse desperdício de água. O projeto, que teve oficialmente início em agosto de 2021 e tem meta estabelecida até 2026, pretende poupar até 2,3 milhões de euros e garantir benefícios ambientais e económicos para a região.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG