Exclusivo Célia Gonçalves. "As queijeiras são as grandes embaixadoras da serra da Estrela"

A secretária executiva das Aldeias de Montanha está a dinamizar o Projeto Queijeiras, que quer dar a conhecer em livro as histórias das mulheres que produzem o ícone serrano e, ao mesmo tempo, capacitá-las para darem uma nova vida aos seus negócios.

Como nasceu esta ideia?
O Projeto Queijeiras está alinhado com a estratégia de Inovação e Empreendedorismo da Rede de Aldeias de Montanha. Esta iniciativa surge como uma forma de homenagear as mulheres que na região da serra da Estrela e no território das Aldeias de Montanha se dedicam à produção de queijo. São estas mulheres, e em particular as que produzem queijo serra da Estrela, as responsáveis por um dos produtos de maior tradição e autenticidade da região, um queijo reconhecido nacional e internacionalmente pela sua excelência. Mas tão importante como a capacitação e empoderamento destas mulheres, é envolver a comunidade neste processo. Esta ação é uma forma de capacitar e sensibilizar também a sociedade para a importância do consumo de produtos tradicionais portugueses com impacto na economia local dos territórios e consequentemente na preservação e prestação de serviços aos ecossistemas de montanha. Queremos juntar neste projeto estas mulheres extraordinárias, que são as grandes embaixadoras da serra da Estrela. Como? Convidando a designer Sandra Pinho, que se inspirou na forma simples do queijo, no saber fazer destas mulheres e na autenticidade do território, para criar a capa Queijeiras. A simplicidade guiou a concretização de todo o conceito criativo, desde o corte até aos acabamentos.

Onde será produzida?
É produzida na Burel Factory, em Manteigas, empresa liderada por uma mulher, Isabel Costa. O storytelling é um componente muito forte desta capa, já que paralelamente foi criada uma narrativa que nos liga sempre ao nosso propósito de enaltecer e capacitar estas mulheres, construindo um universo onde o saber-fazer das queijeiras e a nobreza das matérias-primas naturais tão identitárias do território da serra da Estrela e das Aldeias de Montanha - do burel, das ovelhas, do leite, do cardo - estão em permanente destaque. Agora queremos, muito que Portugal adira a esta causa. E para tal basta que se liguem emocionalmente ao projeto, comprando a capa através do site (www.queijeiras.pt) e o livro As Histórias das Guardiãs da Montanha.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG