Câmara Municipal de Loures alvo de ciberataque "malicioso e deliberado"

Autarquia de Loures "lamenta os incómodos" que o ciberataque possa ter causado à população e garante que foi "desencadeado prontamente um conjunto de ações" para conter e mitigar os efeitos do mesmo.

Na madrugada desta quinta-feira (22 de setembro), a Câmara Municipal de Loures foi alvo de um "ciberataque malicioso e deliberado", que teve o objetivo de provocar perturbações no sistema e serviços informáticos", refere a autarquia em comunicado.

"O ciberataque foi detetado pelo sistema de segurança, tendo a câmara municipal desencadeado prontamente um conjunto de ações no sentido de conter e mitigar os efeitos do ato criminoso", assegura a autarquia de Loures, que "repudia veementemente o ato criminoso praticado e lamenta os incómodos" que este ciberataque possa ter causado à população.

A autarquia faz saber que "está a desenvolver todos os esforços, com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança e de especialistas em cibersegurança, no sentido de restabelecer a normalidade do sistema e dos serviços informáticos, o que deverá acontecer muito em breve".

O ciberataque foi reportado às entidades competentes, nomeadamente a Polícia Judiciária e ao Centro Nacional de Cibersegurança, adiantou a câmara de Loures, de modo a que "sejam realizadas as diligências adequadas".

Têm sido registados vários ciberataques, que já atingiram várias empresas, como é o caso da TAP. No passado mês de agosto, os "sistemas internos de cibersegurança da TAP Air Portugal (TAP) detetaram o acesso não autorizado a alguns sistemas informáticos", informou a companhia aérea em comunicado.

Também o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) foi alvo de um "ciberataque prolongado e sem precedentes", conforme noticiou o DN. Este ciberataque terá resultado na exfiltração de "centenas" de documentos classificados NATO, secretos e confidenciais e a exposição de parte deles para venda na darkweb. O Governo terá sido avisado pelos serviços de informações dos EUA..

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG