Clima quente, paisagens bucólicas e bom vinho. Três características que imediatamente associamos ao Alentejo. Não é por acaso que o vinho e o enoturismo são dois motivadores importantes para os turistas. E os números mostram que o turismo está a retornar a valores ditos "normais". Em março, e segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Alentejo recebeu 40 mil hóspedes, valor que, comparativamente aos de 2021, representa um aumento de 213,9%..E, se durante a pandemia as fronteiras estiveram completamente fechadas (ou quase) e o turismo dependeu quase exclusivamente do mercado interno, agora, que "as medidas de restrição às viagens entre países já foram substancialmente levantadas, é a altura de voltar à promoção internacional ao ritmo que tínhamos antes da pandemia, mas sem afrouxar a promoção que temos estado a fazer no mercado interno", refere Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo, a propósito da realização do Évora Wine e da sua importância no alavancar do turismo da região..Sobre o evento que decorre nos dias 26 e 27 de maio, Frank Jörg, organizador do Évora Wine, refere que este espelha o que de melhor o Alentejo tem para oferecer: seja o vinho, o turismo, a gastronomia ou a cultura. "Os turistas procuram, cada vez mais, experiências e conhecer as histórias por detrás dos lugares que visitam. É por isso que eventos como o Évora Wine - que junta vinhos, petiscos, gentes e cultura alentejana - são tão convidativos", acrescenta..Já Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), lembra que o enoturismo é uma âncora para o desenvolvimento regional, uma vez que potencia o turismo na região e, através disso, dinamiza a economia alentejana..Nesse sentido, os "excelentes enoturismos" que existem na região, "com programas de atividades promissores e que incluem toda a família", são um fator de atratividade. Sendo que, nos últimos 10 anos, o setor do enoturismo "tem crescido de forma exponencial, tanto em número de unidades existentes, como de turistas, vindos sobretudo do Brasil e dos Estados Unidos", constata o presidente da CVRA, acrescentando que a entidade tem por objetivo posicionar o Alentejo no mapa mundial de enoturismos..Para tal abriu no ano passado, em Évora, um espaço novo da Rota dos Vinhos do Alentejo, onde os turistas (e não só) podem conhecer a região vitivinícola através da sua história, tipos de solo ou castas mais comuns na região, a tradição ancestral do vinho de Talha, o modo de produção sustentável, mas também experimentar a diversidade de vinhos que ali são produzidos e descobrir os enoturismos que podem visitar..No entanto, Frank Jörg alerta que não se pode ter uma comunicação muito técnica quando se trata da relação entre enologia e os turistas. "É preciso envolver os visitantes, esclarecer as perguntas mais disparatadas e deixar o convite para regressar", aponta, acrescentando: "Pela nossa região e tudo o que de bom temos para oferecer, os turistas tendem a voltar. No entanto, é preciso reforçar este convite dos enoturismos, com programas diferenciados de ano para ano e, claro, uma forte aposta na comunicação além-fronteiras." Por outro lado, "é importante que os enoturismos não se foquem apenas e exclusivamente em vinho", mas sim que exista uma oferta integrada com outras atividades, que vão desde o alojamento, à gastronomia, passando pela agricultura (animais e sobreiro, por exemplo) e pela cultura (como exposições de arte), passeios e outras sugestões. "O turista não quer 100% vinho, quer sim uma experiência completa e imersiva na região que visita", afirma..Tendo em conta a importância do vinho e do enoturismo, Francisco Mateus considera que eventos vínicos como o Évora Wine são essenciais porque trazem turistas ao Alentejo. "O ano de 2022 está a dar sinais positivos de retoma do turismo e o Évora Wine vai ser um evento que vai trazer mais turistas ao Alentejo e fixar aqueles que já cá estão por mais um ou dois dias", refere..O evento, que vai na sua sétima edição, conta maioritariamente com público nacional. "Contudo, na última edição tivemos 10% de turistas estrangeiros a visitar o Évora Wine e, tendo em conta que a região tem apostado em força no mercado internacional, acredito que este ano não será diferente", refere Frank Jörg..As notícias publicadas sobre a região em meios de comunicação internacionais, como o New York Times, que no início do ano colocou o Alentejo como um dos 52 destinos a visitar por pessoas que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas, ajudam a promover a região e permite dá-la a conhecer a mais potenciais visitantes..Esta é uma edição especial. Diferente. Como explica Frank Jörg, este ano o evento contou com o forte apoio do Turismo do Alentejo, que contribuiu para que fosse possível dinamizar diferentes iniciativas ao longo dos meses prévios ao evento, tendo o Évora Wine sido inclusive apresentado ao mercado espanhol, com estreita colaboração do Turismo da Estremadura, na cidade de Badajoz. Ou seja, não se trata apenas de uma mostra de vinhos alentejanos. Vai para além disso. Há todo um conjunto de iniciativas que pretendem mostrar a cultura alentejana..dnot@dn.pt