Exclusivo Academia dos Sonhos nasce dentro de um lar de idosos e estende-se à comunidade
A prioridade são os idosos, mas esta a iniciativa destina-se também às funcionárias do Centro Social e Paroquial dos Pousos, onde nasceu a Academia dos Sonhos. Antes de morrer, há tempo para realizar desejos. E há quem já tenha visitado o Papa ou tomado banho de mar.
Não é de agora que o Centro Social e Paroquial dos Pousos realiza sonhos, mas passou a fazê-lo de forma "oficial" desde junho passado. O mote foi dado por uma idosa que manifestou o desejo de ir a Roma ver o Papa. O Centro escreveu a Francisco, sem nunca imaginar que o líder da Igreja Católica responderia. Mas aconteceu. E quando se anunciava o verão, um grupo de idosos e funcionárias viajou de avião (alguns pela primeira vez) até ao Vaticano, onde foi recebido pelo Papa Francisco.
Relacionados
"Sair do país pela primeira vez, ser alojado pela primeira vez num hotel - incluindo funcionárias que nos acompanharam - foi uma grande aventura", conta Alexandra Neves, provedora da Academia dos Sonhos, ao DN. Foi nessa altura que percebeu o quanto era importante estender o projeto para além dos idosos. "Eles são o foco - até por causa da finitude - mas isto está aberto a outros pilares, menos prioritários mas aos quais daremos atenção", enfatiza.