A obra de alargamento do IC20, estrada que liga Almada à Costa da Caparica, no distrito de Setúbal, terminou na noite de segunda-feira (2), depois de 20 meses de trabalhos, segundo a autarquia.Em comunicado, a Câmara Municipal de Almada explica que durante 20 meses foram realizadas várias intervenções com o objetivo de alargar o Itinerário Complementar (IC) 20 de três para quatro vias em cada sentido, entre o Centro Sul e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (Caparica), numa extensão de 3,9 quilómetros.Agora, quem se desloca da Costa da Caparica em direção a Lisboa tem disponível um túnel e um viaduto, que garantem o acesso direto à zona do denominado ‘garrafão’ da Ponte 25 de Abril."Esta foi uma das exigências da autarquia desde o primeiro momento em que o Estado central anunciou esta intervenção, como contrapartida aos impactos e transtornos desta obra no concelho", refere a autarquia.Para quem vem de Almada, o acesso alternativo à rotunda do Centro Sul para quem vai para a Ponte 25 de abril passa a fazer-se pela Rotunda do Monumento aos Trabalhadores da Indústria Naval - nó do hospital.O IC20 tem agora quatro vias em cada sentido, entre o nó da A2/IC20 e o nó da Universidade.Estão também disponíveis novas passagens pedonais com acesso a modalidade suave no Nó da Universidade, na zona da área de serviço e estação do Pragal e no Nó do Hospital, com elevador para quem tem mobilidade reduzida."A Câmara Municipal de Almada congratula-se com o fim das obras do IC20, que constituem uma nova abordagem de mobilidade, e agradece a todos os almadenses e visitantes a forma como lidaram com os constrangimentos nos últimos 20 meses", refere a autarquia.Segundo a empresa responsável pela gestão do IC20, a AEBT – Autoestradas do Baixo Tejo, a obra foi realizada para dar cumprimento a uma obrigação do contrato que prevê que, quando atingisse determinado limite de fluxo diário de circulação, teria de ser feito um aumento no número de vias.O IC20 regista anualmente um tráfego médio diário superior a 60 mil veículos.