PAN quer bicicletas gratuitas em Lisboa até final do ano

Partido apela à integração do serviço de bicicletas da rede GIRA no passe metropolitano sem custos adicionais, de modo a minimizar os contágios pela pandemia da covid-19.

O PAN quer ver a rede de bicicletas GIRA gratuita "para todos os utilizadores até ao final do ano e que seja incluída no passe metropolitano". De acordo com comunicado, a utilização destas bicicletas é "um meio de prevenção de contágio e de melhoria da saúde individual e pública", defende o partido.

O PAN defende a integração das bicicletas no passe metropolitano (18 municípios), "com preços mais acessíveis, contribuirá para uma maior utilização, em detrimento do transporte individual".

"A covid-19 continuará a ser um desafio com o qual teremos de aprender lidar, pelo menos enquanto não for encontrada uma vacina, pelo que as cidades terão de se adaptar gradualmente para retomar a atividade social e económica, sem descurar as devidas precauções e mantendo o distanciamento social, questão especialmente complicada quando falamos da utilização de transportes públicos", disse Inês de Sousa Real, deputada pelo PAN na Assembleia da República.

No passado dia 23 de abril, o grupo municipal do PAN Lisboa enviou um requerimento à CML para apreciação da proposta. À autarquia foi ainda questionado se está a articular-se com a Direção Geral de Saúde para definir "regras adequadas de afastamento e de utilização destas bicicletas comunitárias, bem como das ciclovias no geral, para que os utilizadores deste meio de transporte possam ser corretamente informados e protegidos".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG