Zelensky garante que tropas ucranianas em Kursk não estão cercadas
RUSSIAN DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE/EPA

Zelensky garante que tropas ucranianas em Kursk não estão cercadas

Presidente ucraniano alerta que Rússia poderá estar a preparar novo ataque na região nordeste de Sumy.
Publicado a
Atualizado a

As tropas ucranianas ainda estão a repelir as forças russas e norte-coreanas na região de Kursk, garantiu este sábado Voloymyr Zelensky. No entanto, o presidente ucraniano alertou que enfrentam um possível novo ataque na região nordeste de Sumy.

Numa declaração nas redes sociais, o presidente ucraniano garantiu que as tropas de Kiev não estavam cercadas em Kursk, mas que Moscovo estava a acumular forças nas proximidades para um ataque separado. "Isto indica uma intenção de atacar a nossa região de Sumy", disse. "Estamos conscientes disso e vamos combatê-lo”, acrescentou. “Gostaria que todos os parceiros compreendessem exatamente o que Putin está a planear, o que está a preparar e o que irá ignorar", rematou.

A Rússia está perto de expulsar as forças ucranianas da sua posição de há meses na região oeste da Rússia. Na quinta-feira, a Guarda Nacional russa disse que as tropas ucranianas estavam a retirar-se da região fronteiriça de Kursk, parcialmente controlada por Kiev desde agosto de 2024, e, na sexta, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que milhares estavam "completamente cercados".

"Atualmente, milhares de soldados ucranianos estão completamente cercados pelo Exército russo, estão numa posição vulnerável e muito má. Pedi a Vladimir Putin que lhes poupasse a vida", escreveu na sexta-feira Trump numa mensagem na rede Social Truth.

Depois disso, Vladimir Putin apelou aos soldados ucranianos que combatem nessa região a deporem as armas. "Se depuserem as armas e se se renderem ser-lhes-á garantida a vida e um tratamento digno, de acordo com as normas do Direito internacional e as leis da Federação Russa", disse Putin.

O chefe de Estado russo acrescentou que tinha visto a mensagem de Trump a apelar a que fossem poupados os "milhares de soldados ucranianos".

Zelensky garante que tropas ucranianas em Kursk não estão cercadas
Britânicos e aliados vão preparar ajuda militar para a segurança futura da Ucrânia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt