Xi Jinping recusa convite para cimeira dos 50 anos de relações diplomáticas entre China e União Europeia
O presidente chinês Xi Jinping recusou o convite para participar na cimeira que assinala o 50º aniversário das relações diplomáticas entre a China e a União Europeia, informou o Financial Times neste domingo.
Em vez de Xi, será o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, a reunir-se com os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de acordo com fontes citadas pelo jornal.
Habitualmente, o primeiro-ministro chinês participa na cimeira quando esta ocorre em Bruxelas, enquanto o presidente a lidera em Pequim. No entanto, a União Europeia gostaria que Xi estivesse presente para marcar a data histórica de cinco décadas de relações entre os dois blocos, informa o Financial Times.
No enanto, as tensões entre Bruxelas e Pequim aumentaram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, com a União Europeia a acusar a China de apoiar o Kremlin. No ano passado, a UE também impôs tarifas sobre as importações de veículos elétricos chineses, o que gerou protestos de Pequim - em retaliação, a China também aumentou as tarifas sobre a entrada de vários produtos da UE, como bebidas alcoólicas.
Fontes da União Europeia indicaram que as discussões informais sobre a data da cimeira e o nível de representação ainda estão em andamento. Já o Ministério chinês afirmou que não tinha informações a fornecer sobre este assunto.