É desta que William Shatner, o "capitão Kirk", vai ao espaço
A viagem, que estava originalmente agendada para a última terça-feira, realizar-se-á, à partida, esta quarta-feira (13 de outubro) às 09:00 (15:00 em Lisboa), a partir da base da empresa de Bezos, Blue Origin, no oeste do Texas.
O ator William Shatner, conhecido pelo papel de capitão Kirk na série "Star Trek - O Caminho das Estrelas", vai finalmente ao espaço, a bordo de um foguetão do magnata Jeff Bezos, que deverá descolar esta quarta-feira. Pode assistir ao lançamento em direto aqui.
Relacionados
A empresa Blue Origin, propriedade do fundador da Amazon, adiou o seu segundo voo comercial com destino ao espaço devido a condições climatéricas desfavoráveis.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Ventos fortes estiveram na origem do adiamento da segunda viagem comercial do foguetão New Shepard ao espaço. William Shatner, 90 anos, protagonista da série Star Trek, viu o seu sonho adiado por mais um dia. A viagem, que estava originalmente agendada para terça-feira (12 de outubro), realizar-se-á, à partida, esta quarta-feira.
O protagonista da popular série de ficção científica, que começava com a frase "Espaço, a fronteira final", deverá ser a pessoa mais velha a chegar ao espaço, aos 90 anos.
"Ouvi falar do espaço durante muito tempo", brincou o ator canadiano, citado num comunicado da Blue Origin. "Vou aproveitar a oportunidade para o ver com os meus próprios olhos. Que milagre", acrescentou.
A descolagem está programada para as 09:00 (15:00 em Lisboa), a partir da base da empresa de Bezos, Blue Origin, no oeste do Texas.
Special delivery: #NS18 astronauts put pen to postcard ahead of their flight. When they take to the skies, they"ll boldly go where no mail carrier has gone before. #postcardstospace pic.twitter.com/FjG4TR42we
Live launch coverage begins at 7:30 am CDT / 12:30 UTC on https://t.co/7Y4TherpLr
Shatner vai viajar a bordo do foguetão New Shepard, totalmente automatizado e reutilizável, que descola verticalmente, com uma cápsula que se desprende durante o voo.
Durante a viagem, o ator vai ultrapassar a chamada linha de Karman, o limite reconhecido internacionalmente entre a atmosfera terrestre e o espaço, a uma altitude de 100 quilómetros.
No total, a experiência deverá durar apenas 11 minutos.
Além do ator, vão estar a bordo mais três passageiros: Chris Boshuizen, antigo engenheiro da NASA e co-fundador da empresa norte-americana Planet Labs, que tira fotografias de alta resolução à Terra, utilizando satélites; Glen de Vries, co-fundador da Medidata Solutions, empresa de software para a indústria farmacêutica, e Audrey Powers, responsável pelas operações de voo e manutenção de foguetes da Blue Origin.
A saga "Star Trek", criada em 1966, tornou-se numa série de culto para os fãs de ficção científica, incluindo Jeff Bezos, que chegou a aparecer num dos muitos filmes derivados da série, em 2016, com maquilhagem alienígena.
"O Capitão Kirk, interpretado por Shatner, representa a 'fronteira final' mais do que qualquer outra pessoa para várias gerações", sendo considerado um "símbolo do interesse crescente" pela exploração do espaço, comentou o argumentista norte-americano Marc Cushman à agência de notícias AFP.
Esta é a segunda viagem com passageiros da Blue Origin, após o voo realizado em julho com Jeff Bezos a bordo, o fundador da empresa e da multinacional de comércio eletrónico Amazon.
A viagem de Shatner deverá contribuir para promover a empresa espacial do magnata norte-americano, num setor em que a competição é renhida, com a Virgin Galactic, do multimilionário britânico Richard Branson, a propor uma experiência semelhante.
No verão, Branson, fundador da Virgin, foi o primeiro a ir ao espaço através de meios privados, seguindo-se-lhe alguns dias mais tarde Jeff Bezos, a bordo do foguetão New Shepard. Ambos os voos duraram apenas alguns minutos.
Em setembro, a empresa SpaceX, do magnata Elon Musk, enviou quatro turistas espaciais ao espaço numa viagem de três dias em torno da Terra.