William e Kate celebram dez anos de casamento com novas fotos

William, de 38 anos, segundo na linha de sucessão ao trono, depois do pai, o príncipe Carlos, e Kate, de 39, casaram-se na Abadia de Westminster a 29 de abril de 2011, depois de se terem conhecido na universidade e de um namoro de sete anos.

O príncipe William e a mulher, Kate, celebram hoje o 10.º aniversário de casamento com a divulgação de duas novas fotos juntos. O casal é cada vez mais visto como o futuro da monarquia britânica, sobretudo com a Rainha Isabel II a deixar cada vez mais lugar às novas gerações no momento de representar a Coroa britânica. Uma tendência que pode acentuar-se depois da morte do marido, o príncipe Filipe, no início de abril, e com a monarca a ter celebrado há dias 95 anos.

William, de 38 anos, segundo na linha de sucessão ao trono, depois do pai, o príncipe Carlos, e Kate, de 39, casaram-se na Abadia de Westminster a 29 de abril de 2011, depois de se terem conhecido na universidade e de um namoro de sete anos.

Hoje têm três filhos - o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, de sete, cinco e três anos, respetivamente.

Passada uma década de eventos em que cumpriram o dever real em juntos ou em separado, o casal - formalmente duque e duquesa de Cambridge, os títulos que receberam no dia do casamento - tornou-se dos mais populares membros da família real. "Temos nos Cambridge uma família tão normal quanto nos foi alguma vez possível ver na família real e isso é bom sinal para o futuro", afirmou à AFP Penny Junor, autora de vários livros sobre a família real.

Relações tensas

William e Kate têm estado ainda mais no centro das atenções nos últimos tempos, com a família real a atravessar um período conturbado, que culminou na morte do príncipe Filipe aos 99 anos. Mas a monarquia britânica foi também abalada pela decisão do príncipe Harry, irmão de William, e da mulher, Meghan, de se afastarem da instituição no ano passado e de se mudarem para os EUA.

A relação entre os irmãos terá ficado ainda mais difícil depois da entrevista de Harry, de 36 anos, e Meghan, de 39, à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey em que a ex-atriz acusou a família real de racismo.

Harry afirmou que tanto o pai como o irmão estão "presos" nas convenções reais, enquanto Meghan acusou Kate de a ter feito chorar antes do seu casamento com Harry, em 2018.

O conflito entre os dois irmãos teve um momento de desescalada quando William e Harry foram vistos a conversar no funeral do avô.

Kate foi vista como a mentora desta reaproximação. E a imagem da duquesa a chegar ao funeral, de fato preto e chapéu com véu, a olhar diretamente para a câmara, correu mundo, gerando comparações com a sogra, a princesa Diana, falecida em 1997. "Tem pose e elegância e não está a tentar competir com William", explica Penny Junor.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG