William e Harry revelam estátua de homenagem à princesa Diana

A "princesa do povo" faria hoje 60 anos. É a primeira vez, desde o funeral do avô, que estão juntos.

Os príncipes William e Harry revelaram uma estátua da mãe no Palácio de Kensington, a sua antiga residência em Londres, no dia em que a princesa Diana faria 60 anos. A "princesa do povo" surge retratada com três crianças.

"Hoje, naquele que seria o 60.º aniversário da nossa mãe, lembramos o seu amor, força e caráter, qualidades que a tornaram numa força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor", disseram os irmãos num comunicado conjunto, partilhado na página de Facebook da família real.

"Todos os dias desejamos que ela ainda estivesse connosco e a nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo da sua vida e legado", acrescentaram.

A estátua, do escultor Ian Rank-Broadley, foi encomendada pelos irmãos em 2017, no 20.º aniversário da morte da mãe. Diana morreu num acidente de carro em Paris, em 1997. Tinha 36 anos.

"Obrigado a Ian Ranl-Broadley, Pip Morrison e as suas equipas pelo excelente trabalho, aos amigos e doadores que ajudaram a fazer isto acontecer [entre eles Elton John e o marido] e a todos os que ao redor do mundo mantêm viva a memória da nossa mãe", acrescentaram.

Pip Morrison desenhou o jardim, que tem um novo relvado e novos canteiros de flores, incluindo rosas, verónicas, tulipas, dálias e alfazema.

A estátua de Diana inclui três crianças (dois rapazes e uma rapariga) para representar a "universalidade e impacto geracional" do seu trabalho. O objetivo da escultura é refletir "o afeto, a elegância e energia" da princesa, refletindo o trabalho dela e impacto que teve em várias áreas, incluindo na campanha pela remoção de minas terrestres em Angola, segundo um comunicado. O cabelo curto e estilo de roupa são baseados no período final da sua vida, após o divórcio do príncipe Carlos.

Os irmãos surgiram juntos, pela primeira vez, desde o funeral do avô, o duque de Edimburgo, em abril, numa altura em que a relação entre ambos não é a melhor, depois de Harry ter decidido afastar-se dos deveres relacionados com a família real, indo viver com a mulher o filho de ambos, Archie para a Califórnia. Se a decisão de se afastarem parece ter apanhado os restantes membros da família de surpresa no início de 2020, a entrevista que o casal deu a Oprah Winfrey, em março, ainda deteriorou mais a relação.

Entre outras revelações, contaram que antes do nascimento de Archie, em maio de 2019, um membro da família real tinha questionado qual seria a cor da pele do bebé - Meghan é filha de uma afro-americana. William, num dos poucos comentários que fez sobre a entrevista, rejeitou que a sua família fosse racista. Harry disse ainda que tanto o pai, o príncipe Carlos, como o próprio William estavam "presos" na monarquia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG