Vulcão entra em erupção perto da capital na Islândia

A erupção começou em "Meradalir, cerca de 1,5 km ao norte de Stora Hrut". Embora não haja uma nuvem de cinzas, a IMO disse que era "possível que a poluição possa ser detetada devido à liberação de gás".

Um vulcão entrou em erupção esta quarta-feira nos arredores de Reykjavik, capital da Islândia, segundo o Instituto Meteorológico deste país nórdico, tendo a imprensa local mostrado já imagens da lava a sair da terra.

A erupção ocorreu a cerca de 40 quilómetros de Reykjavik, perto do monte Fagradalsfjall, local onde, em 2021, um vulcão outro entrou em erupção durante seis meses.

"A erupção começou em Fagradalsfjall. A localização exata ainda não foi confirmada", escreveu a IMO, que monitora a atividade sísmica, no Twitter.


O Instituto Meteorológico afirmou depois que a erupção começou em "Meradalir, cerca de 1,5 km ao norte de Stora Hrut". Embora não haja uma nuvem de cinzas, a IMO disse que era "possível que a poluição possa ser detetada devido à libertação de gás".

Nenhum voo das companhia aéreas foi afetado até ao momento, disse a autoridade aeroportuária nacional da Islândia à AFP.

A Islândia tem 32 sistemas vulcânicos atualmente considerados ativos, o número mais alto da Europa. O país teve uma erupção a cada cinco anos, em média. O deslocamento das placas é em parte responsável pela intensa atividade vulcânica da Islândia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG