Ucrânia diz que dos 436 corpos exumados em Izyum, 30 tinham sinais de tortura
Um funcionário ucraniano na região oriental de Kharkiv disse esta sexta-feira que 436 corpos foram exumados de um local de enterro em massa perto da cidade oriental de Izyum, que foi recapturada pelo exército ucraniano.
"A exumação dos corpos da vala comum em Izyum está a ser concluída. Um total de 436 corpos foram exumados. A maioria deles tem sinais de morte violenta e 30 têm sinais de tortura. Há corpos com corda à volta do pescoço, com as mãos atadas, com membros partidos e ferimentos de bala", disse o governador regional de Kharkiv, Oleg Synegubov, nas redes sociais.
A Ucrânia recapturou Izyum e outras cidades do leste este mês, paralisando as rotas de abastecimento do Kremlin e trazendo novas provas de atrocidades russas com a descoberta de centenas de sepulturas - algumas contendo vários corpos.
"Vários homens viram os seus genitais amputados. Tudo isto é prova da terrível tortura a que os invasores sujeitaram os habitantes de Izyum", acrescentou Synegubov.
O Kremlin negou que as suas forças tenham sido responsáveis por mortes em grande escala no leste da Ucrânia e acusou Kiev de fabricar as suas descobertas de valas comuns em território recapturado.